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  • Publicada em 18/07/2025
  • v2749073

Gerente de Governança, Estratégia e Controles Internos

Confidencial

Gerência

Gerente de Governança, Estratégia e Controles Internos

Confidencial

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Descrição:

Estamos em busca de um profissional para a posição de Gerente de Governança, Estratégia e Controles Internos.


O candidato ideal será responsável por propor e implementar diretrizes de Governança Corporativa, Riscos, Controles Internos e Compliance, assegurando o cumprimento da legislação, o fluxo decisório adequado, a equidade no acesso às informações e a prevenção de conflitos de interesse. Gerenciar projetos e atividades de governança, riscos e processos organizacionais, além de conduzir o planejamento estratégico da organização, promovendo a definição, desdobramento, monitoramento e revisão das diretrizes, objetivos e metas institucionais. Disseminar a cultura e a metodologia do planejamento estratégico, propor melhorias nos processos organizacionais e garantir a coerência entre estratégia, execução e os resultados esperados.


Responsabilidades Específicas do Cargo

  • Propor e estabelecer diretrizes e normas de Governança Corporativa, Riscos e Controles Internos.
  • Atuar no gerenciamento e planejamento de projetos e atividades de governança, de gestão de riscos, do sistema de controles internos e de compliance.
  • Garantir a qualidade dos registros relevantes e assegurar a equidade no acesso aos documentos de Governança Corporativa dos órgãos de Sistema de Governança Corporativa.
  • Assegurar o cumprimento da legislação e fluxo decisório, além do estabelecimento de ações para prevenção do conflito de interesse.
  • Prover mecanismos para um efetivo processo de comunicação entre todos os agentes de governança, preservando a independência necessária para o exercício de suas atividades e mantendo um relacionamento positivo e transparente entre eles.
  • Estruturar e gerir o sistema de gestão de riscos inerentes aos ativos da organização, sobretudo de crédito, de mercado, de liquidez, operacional, legal, sistêmico e de imagem, prestando as informações pertinentes às instâncias devidas, com a devida tempestividade.
  • Desenvolver e supervisionar sistemas de controles internos para evitar ou lidar com violações de diretrizes legais e políticas internas, inclusive aquelas que tratam de combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e à ocultação de bens e ao financiamento a ações terroristas.
  • Acompanhar e divulgar as normas internas e externa, incluindo estatuto, regulamentos, políticas, regimentos e similares, de modo a assegurar aderência ao conjunto de normas que regulam as atividades desenvolvidas pela EFPC, além de discutir com os responsáveis as providências a serem tomadas para manutenção da aderência da Fundação a legislação vigente.
  • Coordenar os trabalhos das auditorias externas, por meio da interface entre a auditoria contratada e os demais setores da entidade, de modo a assegurar que as áreas da Fundação atendam as solicitações dentro do prazo estabelecido e cumpram as recomendações efetuadas.
  • Conduzir o processo de gestão do Planejamento Estratégico, de modo a disseminar a cultura, a metodologia e as ações estratégicas, além de propor estudos e pesquisas específicas para melhoria do processo e alcance dos resultados.
  • Elaborar e atualizar o mapa estratégico da Fundação, acompanhar o cumprimento das metas e planos e ações.
  • Assegurar a gestão de processos, orientando a equipe nas atividades de mapeamento e fluxo dos processos, de modo a contribuir para o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais.
  • Apoiar na coordenação das atividades relacionadas a área jurídica de modo a resguardar os interesses da Fundação, mitigar os riscos jurídicos e assegurar os atos e decisões da Fundação sob a ótica legal.
  • Coordenar o Comitê de Governança, Riscos, Compliance e Controles Internos.
  • Encarregar-se da Proteção de Dados, atuando como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a autoridade nacional de proteção de dados.
  • Garantir o alinhamento das equipes sob sua gestão à missão, princípios, valores, políticas e objetivos da empresa, atendendo às normas estabelecidas, para contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos, desenvolvimento sustentável e melhor atendimento aos clientes internos e externos.
  • Propor ao diretor imediato objetivos e metas da área e direcionar sua equipe para o cumprimento do planejamento estratégico
  • Assegurar a formação, desenvolvimento e gestão da equipe sob sua responsabilidade, bem como garantir o cumprimento de cronogramas, objetivos, normas e resultados.
  • Buscar a melhoria contínua e zelar pela qualidade dos serviços e processos inerentes à(s) área(s) sob sua responsabilidade.
  • Manter-se atualizado quanto às tendências de sua área de atuação, bem como às novas ferramentas, recursos e tecnologias disponíveis no mercado.
  • Assegurar a identificação de oportunidades de melhoria no desempenho das equipes sob sua responsabilidade e dos conhecimentos que precisam ser absorvidos por tais equipes, com objetivo de garantir a contratação ou a ministração de treinamentos internos ou externos que possam suprimir tais gaps (deficiências).
  • Garantir um bom ambiente de trabalho, assegurando o cumprimento das normas de organização e convivência na(s) área(s) sob sua responsabilidade.
  • Assegurar a adesão de todos os colaboradores de sua equipe às Políticas de Segurança da Informação e Proteção dos Dados nos documentos, processos e sistemas sob sua responsabilidade, bem como as informações de propriedade da empresa ou de seus clientes e fornecedores.

Outros requisitos:

Requisitos mínimos:

  1. Nível Superior Completo com Pós-Graduação
  2. Desejável Certificação do segmento em Previdência Complementar
  3. Desejável Certificação em Investimentos
  4. Atuação prévia na área ou em função similar,
  5. Experiência em gestão de equipe
  6. Desejável experiência no segmento de Previdência Complementar e conhecimento das normas regulatórias do setor


Competências Comportamentais:

  1. Análise Crítica
  2. Comunicação Eficaz
  3. Visão Estratégica
  4. Resolução de Problemas
  5. Gestão de Conflitos


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