Pular para o conteúdo

Divulgação encerrada

A oportunidade Docente de Pós-graduação (v1998111) não está mais disponível no VAGAS.com.br.

Docente de Pós-graduação
v1998111

Pitágoras - Recrutamento Externo
  • Ícone de salário
    Salário a combinar
  • Ícone de localização
    Governador Valadares
  • Ícone de hierarquia
    Sênior
  • Ícone de relógia
    Expired ad

(Contrato por RPA)

Pós em oferta: Psicanálise e Saúde Mental

ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES

-  Elaboração de material didático conforme ementa da disciplina e bibliografias predispostas no Projeto Pedagógico do Curso;
- Divisão dos conteúdos dentro da carga horária disponível, com atividades avaliativas para os alunos.


FORMAÇÃO ACADÊMICA MÍNIMA NECESSÁRIA
Especialista.
Desejável graduação em Psicologia e experiência como Psicanalista.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Área do Conhecimento (CAPES): 70710015- Intervenção Terapêutica

1)     Disciplina: Psicopatologia Psiquiátrica e Psicofármacos

Ementa: Introdução ao estudo da psicopatologia, caracterização e percurso sócio histórico. Avaliação e diagnóstico em psicopatologia. Estudo das funções psíquicas. Apresentação dos sistemas de classificação dos distúrbios mentais. Introdução e Fundamentos da psicofarmacologia. Os transtornos psicóticos e os antipsicóticos. Os transtornos depressivos e os antidepressivos. Os transtornos de ansiedade e do sono e os ansiolíticos e sedativo-hipnóticos. O transtorno afetivo bipolar e os estabilizadores de humor. A eletroconvulsoterapia. Situações especiais: gestantes, idosos e crianças. 

2)     Disciplina: Aspectos psicanalíticos e psicossociais das toxicomanias

Ementa: História da droga e seus tabus, panorama atual do uso de álcool e drogas no cenário nacional. Políticas públicas voltadas ao combate ao uso abusivo de drogas. A psicanálise e a saúde mental face à toxicomania. Os impasses no campo da clínica da toxicomania. Toxicomania para além das drogas. 

3)     Disciplina: Psicanálise e Saúde Mental na infância e na adolescência

Ementa: A constituição do sujeito. Autismo. O diagnóstico do autismo e seus efeitos na família e no social. Psicose infantil. O sintoma na criança. Patologização e medicalização na infância. Suicídio infantil. Considerações sobre a automutilação na adolescência.

4)     Disciplina: Psicanálise e Gênero: as fórmulas da sexuação

Ementa: A sexualidade na etiologia das estruturas clínicas, discussão sobre gênero numa perspectiva Simbólica e Real. Transsexualismo e subjetividade, sexualidade e corpo. As fórmulas quânticas da sexuação.

5)     Disciplina: Saúde mental na clínica borromeana e a psicose ordinária

Ementa: O estudo da topologia dos nós e tranças aplicado à clínica psicanalítica baseado nas últimas propostas de Jacques Lacan: uma clínica das invenções, das suplências; o estudo das construções teóricas do próprio Lacan associado aos trabalhos da escola argentina; clínica das neuroses e psicoses; a psicose ordinária – diagnóstico ou manejo clínico?

HORÁRIO DE TRABALHO

- 32h por disciplina.
Aulas acontecem aos sábados quinzenais, de 08h às 18h.
Cada disciplina é composta por módulos.

LOCAL DE ATUAÇÃO
Faculdade Pitágoras - Gov. Valadares

ESTA POSIÇÃO TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.


Lv1023376110115921

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já mudou o curso da vida de milhares de alunos por meio da educação de qualidade. Com unidades em Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a instituição é reconhecida por oferecer formação com base em um modelo acadêmico que proporciona soluções inovadoras de aprendizagem, preparando os alunos para o mercado de trabalho.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdeira da tradição e do ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras desde 1966. Pitágoras também deu origem ao grupo Kroton, empresa brasileira com 50 anos de tradição que se tornou referência mundial no setor da educação pelo valor de mercado e pela quantidade de alunos.