Home > Busca de emprego > Currículo > Melhores verbos para colocar no currículo e se destacar no processo seletivo

Melhores verbos para colocar no currículo e se destacar no processo seletivo

Veja como mostrar quem você é e o que pode fazer

Quando se trata de currículo, encontrar as palavras certas faz toda a diferença. E os verbos – quem você é, o que já fez e o que pode fazer – são mais essenciais ainda. Se você nunca tinha prestado atenção nisso, aqui está uma seleção de verbos para colocar no currículo para ajudar o recrutador a entender todo o seu potencial para a vaga que quer ocupar. Vamos lá? 

10 verbos para colocar no currículo 

Escolher os verbos mais adequados para o seu currículo pode ampliar as chances de você ser convidado para uma entrevista de emprego. Confira a nossa lista para envolver o recrutador e chamar a sua atenção. 

Gerenciar

O verbo gerenciar não está relacionado apenas à gestão de pessoas ou equipes. Mesmo que você esteja no início da carreira e não esteja de olho em uma vaga gerencial, é um dos melhores verbos para colocar no currículo e destacar a sua habilidade de conduzir projetos, organizar atividades e lidar com prazos, por exemplo. 

Exemplos:

“Gerenciei o projeto de reciclagem na faculdade.”

“Gerenciei o trabalho da equipe em busca de novas ideias.”

“Ao acumular as funções, aprendi a gerenciar meu tempo.”

Alcançar

Um profissional que alcance bons resultados é tudo o que as empresas querem. Então, nada melhor do que usar o verbo para relacionar os resultados que você alcançou nos empregos anteriores ou nos cursos que fez e estão relacionados à sua área de atuação. 

Exemplos: 

“Na área de atendimento ao cliente, alcancei bons resultados, como redução de 20% do tempo de espera.”

“Alcancei as metas por 4 meses seguidos e por isso fui premiado como destaque na área.”

Melhorar

Você melhorou algum processo? Melhorou resultados? Melhorou a interação entre pessoas ou áreas? Melhorar – e também seus sinônimos como aprimorar, aperfeiçoar – são valiosos no currículo. Se o verbo vier acompanhado de métricas, então, o currículo fica ainda mais interessante. Lembre-se dessas palavras e utilize-as sempre que puder. 

Exemplos:

“Melhorei os prazos de entrega em 20%.”
“Melhoramos a interação entre as equipes com a adoção do aplicativo.”

Reduzir

Reduzir nem sempre é ruim. Pelo contrário, quando falamos em reduzir custos ou prazos, é um verbo mais do que bem-vindo. Alguma ideia sua reduziu o tempo de atendimento ao cliente? O custo com alguma atividade operacional? Explique direitinho essas informações utilizando o verbo no seu melhor sentido. 

Exemplos:

“Reduzi o custo de aquisiçao em 15%.”

“Conseguimos reduzir os contatos telefônicos em 24%.”

Negociar

Você não precisa trabalhar na área comercial para utilizar o verbo negociar. Se você já negociou prazos em um contrato, uma vantagem para um cliente, orçamento para um projeto, destaque o verbo no currículo. 

Exemplos:

“Negociei o contrato de locação da empresa em 15% por dois meses.”

“Negociei com a gerência flexibilidade de horário para cursar minha pós graduação duas vezes por semana.”

Planejar

Planejar horários, trabalho em grupo, entregas, orçamento… Utilize toda a versatilidade desse verbo. Afinal, que empresa não procura profissionais com capacidade de planejamento?

Exemplos:

“Planejei detalhadamente as atividades e consegui cumprir o prazo determinado pelo cliente.”

“Planejei minha mudança de carreira por dois anos.”

Apoiar

Apoiar o desenvolvimento da equipe, apoiar a área para atingir determinada meta. O verbo “apoiar” demonstra na prática que você tem uma competência altamente demandada pelas empresas: capacidade de trabalhar em equipe. Valorize o que você já fez.

Exemplos:

“Apoiei o desenvolvimento de jovens talentos oferecendo mentoria e treinamentos ligados à minha área.”

“Apoiei os gerentes e me dispus a fazer hora extra para atingirmos as metas.”

Propor/sugerir

Sabe quando você propõe uma melhoria ou sugere um novo produto ou uma nova forma de fazer alguma coisa que sua empresa faz há tempos? Os dois verbos são interessantes para mostrar que você tem pensamento crítico e é capaz de observar a situação para propor ou 

sugerir soluções. 😉

Exemplos:

“Propus uma ideia para melhorar o fluxo de informação que foi aceita pela diretoria da empresa.”

“A nossa equipe propos um novo sistema para agilizar a troca de documentos.”

Entregar

Quais resultados você entregou no emprego anterior? Você entregou melhorias? Redução de custos? E aquele projeto que você conduziu entregou inovação para a empresa? Percebe o quanto esse verbo é poderoso? Não é à toa que ele está aqui na nossa lista.

Exemplo: 

“O projeto da nossa área de inovação entregou ótimos resultados já no primeiro trimestre.”  

Conduzir

E por falar em conduzir projetos, este é outro verbo positivo para o currículo. Você conduziu a equipe para alcançar o resultado esperado? Conduziu uma operação física para digital? Conduziu seu TCC durante um ano inteiro e tirou nota máxima no final? Conduzir indica que você tem capacidade de liderança sem que tenha de usar o verbo “liberar”, que, esse sim, é mais recomendado para pessoas que já exerceram cargo de gestão.  

Exemplos:

“Em três meses, conduzimos o projeto que colocou no ar a operação digital da loja.”

“Conduzi diversas reuniões com a equipe para buscar soluções e apresentar ideias.”

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.