Home > Busca de emprego > Candidaturas > O que são vagas exclusivas para pessoas negras?

O que são vagas exclusivas para pessoas negras?

Entenda por que precisamos de ações afirmativas para combater a desigualdade racial no mercado de trabalho
Ambiente de trabalho com pessoas negras e brancas

Em 2020, dois eventos geraram muita discussão sobre vagas exclusivas para pessoas negras. Um deles foi a declaração de Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, de que a empresa tem dificuldade de encontrar candidatos negros adequados para as exigências da empresa. Depois da repercussão negativa, a própria Cristina se desculpou e o Nubank anunciou os primeiros passos do seu plano de ação com medidas de combate ao racismo estrutural. 

Outro evento que gerou polêmica foi o anúncio do programa de trainee exclusivo para negros do Magazine Luiza. Muitas pessoas apoiaram a iniciativa, entendendo que se trata de uma prática anti-racista. Outros acusaram a empresa de “racismo reverso”. Nas redes sociais, a empresa afirmou que a medida tinha como objetivo valorizar a diversidade, explicando que, embora mais da metade dos seus 40 mil funcionários fosse negra ou parda, em cargos de liderança essas pessoas eram apenas 16% do total.

Por que uma empresa precisa ter vagas exclusivas para pessoas negras?

Empresas precisam ter vagas exclusivas para pessoas negras exatamente para reduzir a enorme diferença que existe entre a quantidade de pessoas pretas e pardas do Brasil, 56% da população, segundo o IBGE, e a pequena fatia que elas representam nos cargos gerenciais das empresas, apenas 30%, também segundo o IBGE. 

Essa falta de representatividade é resultado de séculos de escravidão, discriminação e desigualdade de oportunidades que a população negra sofreu – e ainda sofre – no Brasil.

Portanto, criar ações afirmativas que priorizam o recrutamento e inclusão de pessoas negras não deve ser considerado “racismo reverso”. Essa é apenas uma forma de começar a reparar anos de desigualdade racial e racismo institucional para, no futuro, podermos ter um mercado de trabalho mais igualitário. 

Como se candidatar a vagas exclusivas para negros?

Para participar das vagas exclusivas para pessoas negras o candidato deve se auto-declarar preto ou parto. Além disso, é importante que ele cumpra os requisitos da vaga, como em qualquer processo seletivo. 

Outros tipos de vagas exclusivas para minorias

Além de vagas exclusivas para pessoas negras há ações afirmativas focadas em outros grupos historicamente discriminados, como PCDs, mulheres e profissionais com mais de 50 anos. 

Vagas exclusivas para PCDs

Muitas empresas abrem vagas exclusivas para PCDs para cumprir a lei de cotas que estabelece que empresas com cem ou mais empregados preencham uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência. Outras empresas criam ações afirmativas que vão além dessa exigência para incluir pessoas com deficiência em diversos níveis e áreas. Neste momento, há mais de mil vagas desse tipo abertas no VAGAS.com.br

Vagas exclusivas para mulheres

Criar vagas exclusivas para mulheres é uma ação afirmativa que tenta combater outra desigualdade histórica que existe no mercado de trabalho brasileiros. 

Dados do IBGE apontam que as mulheres brasileiras são maioria da população e são também mais escolarizadas que os homens. Ainda assim, ganham 21,2% menos que eles. Além disso, o estudo “Panorama Mulher 2019”, desenvolvido pela consultoria Talenses em parceria com o Insper, que elas ocupam apenas 19% dos cargos de liderança no Brasil e, no cargo de presidência, são apenas 13%. 

Vagas exclusivas para pessoas com mais 50 anos

No filme Um Senhor Estagiário (The Intern), Robert De Niro interpreta um estagiário bastante experiente recém contratado pela personagem interpretada por Anne Hathaway. 

Na vida real, esse movimento de valorizar e contratar profissionais com mais de 50 anos também vem se intensificando, inclusive no Brasil. Em 2019, por exemplo, a Unilever criou um programa específico para contratar pessoas com mais de 50 e recebeu mais de mil inscrições, o que, segundo a empresa, teve alcance cinco vezes maior do que o programa de estágio tradicional. Gol, Vivo e Votorantim são outras empresas com ações voltadas a essa faixa etária. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.