Home > Notícias > VAGAS.com.br conta com tradutor de Libras

VAGAS.com.br conta com tradutor de Libras

Venha conhecer a funcionalidade que torna o portal mais inclusivo para pessoas surdas
Imagem do tradutor para libras

Para tornar o nosso portal mais acessível às pessoas surdas, o VAGAS.com.br e o VAGAS Profissões agora têm o recurso de tradutor para Libras. Talvez você não saiba, mas existem no mundo 466 milhões de deficientes auditivos. E 80% deles são analfabetos ou semi-analfabetos e dependem da Libras para se comunicar. 

Isso acontece porque os surdos aprendem a se comunicar em línguas de sinais – e não na língua falada no país. Por isso, a grande maioria não compreende bem as línguas faladas em seus países. Consequentemente, também não compreende os textos escritos em português que estão presentes por quase todos os sites do Brasil.

O que é um tradutor para libras?

Um tradutor para Libras pode ser uma pessoa que “traduz” o que é dito em português para Libras. Na TV, por exemplo, o tradutor para libras costuma estar no cantinho da tela. 

Na internet e, mais especificamente no VAGAS.com.br e no app da VAGAS, o tradutor para Libras é uma ferramenta que conta com o apoio de uma ajudante virtual, a Maya, que automaticamente traduz os textos para a língua de sinais. 

Como usar o tradutor de Libras da VAGAS? 

Para ver o tradutor no site ou no app, você precisa tocar no ícone das duas mãozinhas.

Este aqui:

Você pode ver o ícone ali do lado direito da tela em todos os posts do VAGAS Profissões e em todas as páginas do VAGAS.com.br.

Tocando nele, você ativa o tradutor virtual e pode pedir que a Maya traduza qualquer parte do texto. Basta clicar no que quer traduzir o cursor que passará a ter o formato do ícone do tradutor. 

Como a VAGAS está ampliando a acessibilidade dos usuários

Com essa iniciativa, a VAGAS pretende ampliar a acessibilidade ao site para milhões de brasileiros que se sentiam “estrangeiros” lendo textos apenas em português. 

Importância de ter um tradutor de Libras 

Ter um tradutor de Libras é muito importante para incluir a comunidade surda no meio digital, que infelizmente ainda é concentrado em textos escritos e vídeos sem intérpretes. Vale dizer que, como a língua portuguesa não é a língua nativa dos surdos, mesmo os vídeos legendados podem ser incompreensíveis para eles.