Home > Busca de emprego > Currículo > Tipos de currículo: 3 melhores modelos + dicas

Tipos de currículo: 3 melhores modelos + dicas

Cronológico inverso, funcional ou híbrido: entenda qual estrutura é mais recomendada para cada momento da sua carreira

Há basicamente três tipos de currículo para você escolher na hora de organizar suas informações profissionais. A escolha do melhor tipo depende muito do seu objetivo e também do conjunto de experiências, competências e formação que você tem. Neste post, vamos detalhar cada tipo e mostrar como estruturar cada um. 

O que um bom currículo deve conter?

Independentemente do formato que você vai escolher para o seu currículo, é importante que ele tenha algumas informações essenciais. Um bom currículo deve ter:

  • dados de contato;
  • objetivo profissional;
  • histórico profissional;
  • formação.

3 principais tipos de currículo

Os três principais tipos de currículos são o cronológico inverso, que é o modelo mais tradicional, o funcional e o híbrido. Vamos entender como é a estrutura de cada um. 

Cronológico inverso

Este é o tipo de currículo mais comum, em que as informações são inseridas na ordem cronológica inversa, ou seja, das mais recentes para as mais antigas. 

O currículo cronológico inverso tem basicamente esta estrutura abaixo. 

Dados para contato: seu nome, número de telefone, endereço e e-mail. Em alguns casos, você pode incluir links úteis como o do seu perfil profissional, seu portfólio ou um blog, se for o caso. 

Objetivo profissional: é o cargo que você quer ocupar e/ou o cargo a que está se candidatando. 

Resumo profissional: são três a quatro frases que resumem quem você é profissionalmente e o que você já fez. 

Histórico profissional (ou Experiência profissional): neste campo você deve listar sua experiência profissional em ordem cronológica inversa. Sempre que possível, vale a pena citar realizações e responsabilidades.

Formação acadêmica: é a sua história escolar. Se você tiver uma graduação, pode listar sua formação a partir dessa informação Se ainda não tiver uma formação desse tipo, vale a pena citar o Ensino Médio, por exemplo. 

Idiomas: indique seu nível de conhecimento em idiomas estrangeiros. 

Cursos complementares: neste campo você pode listar cursos de especialização, cursos online etc. 

Informações complementares: voluntariado, projetos pessoais, intercâmbio, hobbies etc. 

Funcional

O currículo funcional também é chamado de currículo por competências. Como o nome já indica, este tipo se concentra mais nas suas competências do que na sua experiência de trabalho. 

O currículo funcional é indicado principalmente para recém-formados ou pessoas que mudaram ou querem mudar de carreira. 

Sua estrutura é basicamente esta: 

  • Dados de contato;
  • Objetivo profissional;
  • Resumo profissional;
  • Resumo das competências e habilidades;
  • Experiência de trabalho;
  • Formação.

A principal diferença do currículo funcional para o cronológico inverso é que o foco não é mais seu histórico, mas as competências que você desenvolveu até aqui. 

Exemplo de resumo de competências e habilidades:

Três anos de experiência em comunicação corporativa, trabalhando no desenvolvimento de conteúdo em conjunto com a equipe interna do cliente.

Conhecimento de ferramentas de gestão de redes sociais e Google Analytics.

Desenvolvimento de trabalho em equipe com 12 pessoas com formações diversas.

Para saber mais, consulte nosso post Currículo por competências: aprenda a fazer o seu.

Híbrido

O currículo híbrido é uma mistura entre os dois anteriores. Portanto, ele foca tanto no histórico profissional quanto no desenvolvimento de competências. 

Sua estrutura é esta:

  • Dados para contato
  • Resumo de competências
  • Competências adicionais
  • Experiência profissional
  • Formação e cursos complementares

Esse tipo de currículo é normalmente recomendado para quem já tem um bom histórico profissional e precisa dar ênfase também às competências que desenvolveu ao longo da trajetória. 

Como escolher o melhor modelo de currículo?

Agora que você já conhece os três tipos de currículo mais comuns, deve estar se perguntando qual é o melhor tipo para você. De forma geral, a forma mais recomendada é a tradicional cronológica inverso, inclusive porque ela é a mais utilizada por plataformas de recrutamento, como a VAGAS.com.br. Ele é também o formato mais conhecido pelos recrutadores. 

Os tipos de currículo funcional e híbrido são mais indicados para pessoas recém-formadas ou pessoas já experientes que estejam em mudança de carreira. Ainda assim, é importante ressaltar que esses dois formatos devem ser utilizados apenas quando você não precisa preencher os campos pré-formatados das plataformas de recrutamento. Do contrário, seu currículo pode ser descartado na primeira etapa da triagem por não conter as informações exigidas pelos filtros automáticos de pesquisa. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.