Home > Busca de emprego > Candidaturas > Como vencer a timidez na entrevista de emprego?

Como vencer a timidez na entrevista de emprego?

Lidar com a timidez na entrevista de emprego é um desafio e tanto para quem sua frio só de se imaginar frente a frente com o recrutador. Momentos como esse são tensos para praticamente todo profissional, mas são ainda mais sofridos para as pessoas introvertidas, que não se sentem à vontade com estranhos e nem sempre lidam bem com a necessidade de se expor e responder perguntas sobre sua experiência e seu histórico de vida. Se você se identifica com essa situação, estamos aqui para ajudar. 

Como vencer a timidez na entrevista de emprego

Existem algumas formas de controlar a sua timidez para não permitir que ela atrapalhe seu desempenho na entrevista de emprego. O melhor de tudo é que elas não são complicadas e nem exigem grandes esforços. Quer ver? 

1. Busque toda informação possível sobre a empresa antes da entrevista

Esta lição de casa nós costumamos recomendar para todos os profissionais. Porém, para você, que é tímido, ela é ainda mais importante. Sabe por quê? Quanto mais você souber sobre a empresa, sobre o segmento em que ela atua, sobre os profissionais que trabalham nela e sobre a sua cultura corporativa, mais seguro você vai se sentir. Portanto, pesquise tudo o que puder e, se possível, converse com amigos que trabalham ou já trabalharam lá. Acredite: aumentar a sua autoconfiança nessa hora pode diminuir o seu nervosismo e ajudar a controlar a timidez. 

2. Prepare-se as respostas para as perguntas mais comuns da entrevista de emprego

Nós já listamos aqui no VAGAS Profissões as 25 perguntas da entrevista de emprego e suas melhores respostas. A dica? Estude a lista e prepare as suas respostas com antecedência. Durante a conversa com o recrutador, é muito possível que algumas dessas questões sejam colocadas e, se você já souber o que responder, a timidez tem menos chances de te deixar nervoso ou dar aquele branco. Empenhe-se nisso. 

3. Chegue com antecedência de pelo menos meia hora

Não vale a pena aumentar o estresse desse dia pensando que você não chegará a tempo. Saia com antecedência para não ter esse tipo de preocupação. Se você chegar meia hora antes do horário combinado, passe esse tempo lendo notícias, checando e-mails ou tomando um café ou chá. O ideal é se apresentar à recepção 15 minutos antes do horário, não mais do que isso.

4. Respire fundo

Não é modo de falar, não. É uma estratégia para se acalmar antes de entrar na sala para conversar com o recrutador. Mantenha o foco na sua respiração, observando e, se possível, contando o tempo da entrada e saída do ar. 

5. Estude o seu currículo

Muitos recrutados aproveitam a entrevista para checar dados do currículo e tirar dúvidas sobre a atuação e o histórico profissional do candidato. Por isso, é muito importante conhecer seu currículo de ponta a ponta e ter todas as informações fresquinhas na memória antes. Faça como se você estivesse se preparando para uma prova sobre você mesmo. E, mais uma vez, quanto mais preparado você estiver, mais seguro deverá se sentir. 

6. Não tente parecer o que você não é

A entrevista de emprego já é uma situação tensa por natureza. Portanto, uma dica importante é que você não adicione uma tensão a mais tentando parecer algo que não é. Os recrutadores são profissionais treinados para entrevistar todo tipo de pessoa, desde as mais extrovertidas até as mais tímidas. E, lembre-se, nem sempre a empresa procura um profissional super comunicativo para uma vaga. Portanto, não parta da ideia de que ser tímido é um ponto negativo para você, ok? Concentre-se em dar as respostas mais completas da forma como você é. 🙂

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.