Home > Carreira > Evolução profissional > O que é teste vocacional e o que ele pode fazer por você

O que é teste vocacional e o que ele pode fazer por você

Entenda como funciona o processo de orientação para escolher uma carreira

Conciliar um trabalho que você goste de fazer com algo que seja financeiramente rentável nem sempre é fácil. Também não é simples identificar quais são as suas preferências e expectativas – e quais são as dos seus pais, amigos, professores etc… É por isso que a maior parte de nós passa por um período complicado no momento de decidir que carreira seguir. Se você está passando por isso, é muito provável que alguém tenha sugerido que faça um teste vocacional. Neste post, vamos explicar o que é exatamente esse teste, como funciona e de que forma ele pode orientar a sua decisão. Está pronto?

O que é um teste vocacional?

Teste vocacional é um instrumento que identifica os interesses profissionais de uma pessoa. Alguns testes são focados no levantamento de interesses profissionais, outros focam no perfil profissional. Estes últimos são também chamados de questionários ou testes de personalidade. Para saber mais sobre isso, confira nosso post O que é “teste de personalidade”?.

Para que serve?

O teste serve para ajudar a identificar que tipo de funções você gostaria de fazer ou se sairia bem fazendo. Descobrir o equilíbrio entre o que você gosta de fazer e o que faz com facilidade é muito importante para indicar as carreiras que você possivelmente tenha interesse em seguir – ainda que, por enquanto, nem tenha ouvido falar delas. 

Como funciona o teste vocacional?

O teste vocacional em si é bem simples: você responde algumas questões (como se fosse uma série de questões de múltipla escolha) e ele apresenta o resultado. A diferença deste teste para uma “prova” é que nele não existem respostas certas ou erradas. Existe, sim, a necessidade de você se conhecer para saber qual das respostas é mais adequada para o seu momento, independentemente de você julgar que aquilo seja “certo” ou “errado”. O mais importante é responder com o máximo de sinceridade. 

Em geral, o teste vocacional é apenas uma parte de um processo mais complexo, chamado orientação vocacional, que ajuda a pessoa a conhecer melhor suas aptidões e entender como funcionam as profissões. Para saber mais, temos este post completo Orientação vocacional: o que é e quando é importante

Tipos de teste vocacional

Existem vários tipos de “teste vocacional” no mercado e a escolha do mais adequado para cada tipo de orientação profissional é feita pelo especialista que conduz o processo. O Linp – Levantamento de Interesses Profissionais está entre os mais utilizados.

Como fazer?

O teste vocacional em geral é feito por psicólogos nas escolas, em feiras de profissões e também em seus consultórios ou empresas especializadas. Há também muitas opções de testes vocacionais online, que podem ser uma alternativa para quem não tem acesso a um profissional especialista e quer apenas uma orientação simples que possa valer de ponto de partida para o processo de decisão. 

Quem pode aplicar?

O questionário normalmente é aplicado por profissionais de psicologia especializados no assunto. 

Vale a pena?

Um teste vocacional bem aplicado e com uma devolução de qualidade, ou seja, feita por um profissional especializado no assunto, com certeza vale a pena para quem quer aumentar as chances de sucesso na escolha da profissão.