Home > Busca de emprego > Currículo > Apenas os melhores currículos passam no teste dos 7 segundos: saiba como é

Apenas os melhores currículos passam no teste dos 7 segundos: saiba como é

Entenda como estruturar seu cv para chamar a atenção do recrutador no primeiro olhar

Será que seu currículo passa pelo teste dos 7 segundos? Estudos indicam que esse é o tempo médio que os recrutadores passam olhando o currículo de cada candidato. Ou seja, é esse o tempo que você tem para impressionar positivamente. Neste post, vamos explicar como você deve preparar seu currículo para que ele passe pela primeira olhada e, claro, você possa seguir para as próximas etapas do processo seletivo.  

Como passar no teste dos 7 segundos para currículos

Textos objetivos e bem escritos são o primeiro passo para fazer seu currículo vencer o teste dos 7 segundos. Confira nossas dicas para escrever seu currículo e conseguir a atenção do recrutador do jeito mais rápido possível.

Faça textos curtos

Não existe um tamanho único de currículo para passar pela primeira olhada do recrutador. No entanto, textos curtos e objetivos podem fazer toda a diferença para captar a sua atenção. Evite exagerar em adjetivos e repetir informações para não desperdiçar o tempo de quem vai ler o documento. 

Capriche no “Resumo profissional”

É importante que esse campo de fato resuma quem você é e o que você já fez profissionalmente. Utilize as palavras-chave que você imagina que um recrutador digitaria no Google para encontrar alguém como você. Para saber mais confira o post Resumo profissional: destaque os seus diferenciais.

Utilize as palavras do anúncio da vaga

Outra dica importante para deixar claro que você tem “match” com a vaga é utilizar as palavras mais importantes do anúncio, principalmente as que relacionam os requisitos para a vaga. Assim, rapidamente, o recrutador vai perceber que você leu atentamente o anúncio e que cumpre as exigências para o cargo. 

Releia para evitar erros de digitação

Erros de digitação podem ocorrer com qualquer pessoa. Ainda assim, um currículo com esse tipo de falha pode dar a impressão de que não prestou atenção ou não deu muita importância ao que estava fazendo. Uma dica? Leia e releia antes de enviar. Se possível, peça para outra pessoa revisar também porque quem não escreve o texto tem mais facilidade para encontrar erros. 

Tenha certeza de que o cv tem lógica

Para prender a atenção do recrutador também é necessário preencher o currículo de forma que ele possa entender o que está escrito. Isso significa que a história que você está contando ali precisa fazer sentido para quem vai ler. Frases curtas e bem estruturadas levam vantagem porque facilitam a leitura e o entendimento em poucos segundos. 

Evite clichês 

A ideia é a seguinte: você tem 7 segundos para fisgar a atenção do recrutador. Não desperdice a oportunidade dizendo coisas que qualquer profissional pode dizer. Exemplos “boa capacidade de liderança” ou “visto a camisa da empresa”. O melhor é dar exemplos práticos. “Liderei uma equipe de 5 pessoas” ou “Assumi a coordenação de duas áreas por 3 meses enquanto outro profissional era contratado”. Entende a diferença?

Destaque informações em tópicos

Uma forma simples de agilizar a leitura de um texto é dividir as informações em tópicos. No resumo do currículo, por exemplo, você pode fazer isso, destacando os principais pontos e as principais realizações. 

Como preencher currículo online

O preenchimento do currículo online, que você cadastra no VAGAS.com.br, por exemplo, tem algumas particularidades que precisam ser levadas em conta. 

Primeiramente, por não ter limite de páginas, ele deve conter o máximo de informações sobre você. Isso porque a análise inicial dos currículos online é feita por meio de um “robô”, que busca por algumas palavras exatas. Em casos assim, você precisa redobrar a atenção com a digitação e se certificar de que lembrou de incluir todas as palavras-chave listadas no anúncio da vaga como “requisitos” e “diferenciais” – desde que você as cumpra, é claro. Para saber mais consulte Como fazer currículo online: guia completo para você

Como enviar seu currículo por e-mail

Outra particularidade é que algumas vagas não recebem inscrições por plataformas de emprego como a VAGAS.com.br. Em casos em que o anúncio pede que você envie o currículo por e-mail, é importante tomar alguns cuidados para seguir as instruções e fazer sua mensagem chegar à pessoa certa.

Para saber como fazer isso da melhor forma, confira nosso post Melhores práticas para enviar currículo por e-mail.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.