Home > Busca de emprego > Currículo > Saiba quando atualizar o currículo para aumentar suas chances

Saiba quando atualizar o currículo para aumentar suas chances

Manter suas informações profissionais atualizadas é essencial na busca por emprego

Saber quando atualizar o currículo é indispensável para aproveitar as oportunidades que surgem no mercado. O documento, que funciona como uma vitrine das nossas competências, deve ser atualizado sempre que algum evento significativo ocorre na nossa vida profissional.

Parece óbvio, mas muita gente esquece disso, principalmente quando está empregada e acaba não dando o devido cuidado à essa tarefa. Pensando nisso, destaquei alguns momentos importantes para cuidar da atualização do cv. A dica vale para tanto para quem está disponível quanto para quem está empregado mas continua em busca de dias melhores. Vamos lá?

Quando atualizar o currículo: 6 momentos importantes

1. Nova formação

Sempre que concluir uma formação é interessante acrescentá-la ao currículo, independentemente do tipo, seja graduação, pós-graduação ou curso de curta duração.

Aliás, os cursos de longa duração já podem ser adicionados antes mesmo de finalizados, desde que você indique o prazo estimado para conclusão.

2. Novo cargo

Conquistou uma promoção? Parabéns! Não deixe de comunicar à sua rede de contatos. Quer coisa mais “bonita na vitrine” do que um novo cargo? Pode colocar no currículo assim que a nova posição for oficializada.

3. Empresa nova

Assim como no novo cargo, a mudança de empresa é uma alteração muito importante. Um cargo em uma nova empresa é sempre acompanhado de desafios, aprendizados, ampliação da rede de relacionamentos – são conquistas dignas de exposição.

4. Aprimoramento do idioma

Se você alcançou proficiência em algum idioma ou avançou de nível – intermediário para avançado, por exemplo – vale a pena incorporar ao currículo.

5. Viagem internacional

Experiências internacionais contam muito nesse mundo globalizado. Por isso, assim que voltar de uma viagem de trabalho, coloque-a no papel. As viagens para o aprimoramento do idioma também devem ser acrescentadas. Só não vale colocar as viagens de turismo ou lazer.

6. Novas tarefas ou responsabilidades

Essa atualização é mais mais sutil do que uma promoção, mas não menos importante. Muitas vezes acumulamos novas tarefas ou responsabilidades sem haver diferenciação na nomenclatura do cargo. Apesar de não haver necessidade de criação de um novo item, ou um novo título, essas novas atribuições devem ser incluídas.

Percebeu que deixou passar algum momento importante para atualizar o currículo? Faça isso agora mesmo! 

Veja também como buscar recolocação profissional durante a pandemia.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*João Xavier, autor do post, é diretor-geral da empresa de recrutamento Ricardo Xavier.