Home > Busca de emprego > Currículo > Reskilling: entenda porque a requalificação é indispensável no mercado de trabalho

Reskilling: entenda porque a requalificação é indispensável no mercado de trabalho

Sua empregabilidade depende do acompanhamento das novas tecnologias e seus impactos

A capacidade de atualizar suas competências e habilidades – ou reskillingé a capacidade de adaptar o que você já tem às novas necessidades da era de trabalho digital. Independentemente da sua idade ou da sua experiência, é preciso entender que a transformação digital não tem volta e vem fazendo com que tudo se transforme em ritmo cada vez mais acelerado.

Se você saiu da faculdade no ano passado, por exemplo, já deve ter percebido que muito do que usa no trabalho hoje não foi ensinado na sala de aula. Se você se formou há mais de dez ou vinte anos, então, a diferença tende a ser ainda maior. 

Isso não significa que você tenha de voltar para a graduação, mas indica que é preciso buscar novos conhecimentos e novos comportamentos continuamente para se adequar ao que as empresas precisam a cada momento. 

Qual a importância do reskilling

Segundo estudo do McKinsey Global Institute, cerca de 375 milhões de profissionais – ou 14% da força de trabalho global – podem precisar trocar de ocupação até 2030, em consequência da disrupção provocada por digitalização, automação e inteligência artificial no mundo do trabalho.

Portanto, atualizar competências e habilidades – ou fazer um reskilling ou upskilling, como preferir chamar –  será indispensável para profissionais que quiserem continuar ativos e desenvolvendo sua carreira.

Como atualizar competências

Estar pronto para o trabalho do futuro não significa que você precisa começar uma carreira em tecnologia. No entanto, qualquer que seja a sua área, será praticamente impossível ficar imune a ela. Você não precisa fazer uma graduação completa em desenvolvimento de software ou automação. No entanto, para garantir sua relevância no mercado de trabalho, é preciso que você saiba identificar de que forma os avanços tecnológicos impactam as suas atividades e, claro, desenvolver competências tanto técnicas quanto comportamentais que acompanhem essa transformação.

Técnicas 

Tecnicamente, é preciso buscar o que especialistas vêm chamando de “fluência digital”, independentemente da sua área de atuação. É característica que deve garantir boa parte da sua empregabilidade nos próximos anos. A boa notícia é que desenvolvê-la não é um grande desafio. Você pode buscar cursos online, muitos deles até gratuitos, para desenvolver competências técnicas que você sabe que precisa ou vai precisar em breve. 

Algumas competências técnicas importantes são:

  • conhecimento em design thinking;
  • inovação;
  • pensamento computacional;
  • colaboração virtual;
  • inteligência artificial;
  • marketing digital;
  • análise de dados;
  • finanças;
  • robótica;
  • Search Engine Optimization (SEO); 
  • gerenciamento de projetos .

Estes são alguns exemplos de competências técnicas bem-vindas na maior parte das carreiras. É preciso avaliar quais delas fazem mais sentido para a área em que você atua ou quer atuar, para quais você leva mais jeito, em quais mais facilidade e qual seu nível de conhecimento (e interesse) em cada uma. 

É importante também entender que se você atua em uma área pouco tecnológica, um conhecimento básico de cada uma dessas competências pode ser suficiente para que você se destaque. Por outro lado, se você percebe que sua área está se tornando mais digital e que a suas atividades cada vez mais exigem esse tipo de conhecimento, claramente você precisará buscar um nível mais avançado dessas competências técnicas. 

Comportamentais

A necessidade de fazer um reskilling envolve também as competências comportamentais. Normalmente, elas são mais difíceis de desenvolver, mas também por isso são mais valorizadas no mercado de trabalho. 

Criatividade, comunicação e adaptabilidade
Essas 3 competências serão cada vez mais buscadas por empresas de todos os tipos. Afinal, elas também enfrentam desafios em um cenário que muda o tempo todo e precisam se adaptar às novas necessidades de seus consumidores. Nada mais coerente do que buscar profissionais com essas mesmas capacidades.

Liderança
Competências de liderança também são um ativo importante, independentemente do momento de carreira que você esteja vivendo. Se você quiser ser promovido a um cargo de gestão precisa descobrir como se tornar um líder e influenciar o time para alcançar os principais objetivos da área ou da empresa em que vocês atuam. 

Aprendizado contínuo ou lifelong learning
Outra competência muito importante neste momento é o aprendizado contínuo. O lifelong learning, como também é chamado, é a capacidade de nunca parar de aprender e, mais do que isso, buscar conhecimentos de forma autônoma, sem depender de um curso estruturado ou uma formação acadêmica, por exemplo. Essa competência ajuda o profissional a buscar reskilling continuamente, de forma até natural. 

Pensamento crítico e busca por soluções
Pensamento crítico também está em alta porque é preciso entender cenários para buscar alternativas – e não apenas seguir ordens ou continuar fazendo tudo o que se faz até hoje. Além disso, empresas querem pessoas que pensem  em soluções e não apenas vejam problemas. 

Resiliência profissional
A resiliência profissional também é valorizada principalmente em momentos em que todos temos de lidar com pressão e instabilidade. Se você não está ainda familiarizado com o termo, confira nosso post Resiliência profissional: o que é e como desenvolvê-la.

Outras competências
Outras competências comportamentais importantes e bem-vindas são sentimento de dono,  foco em resultados e capacidade de trabalho em ambiente virtual. 

Como dissemos no início do post, ninguém precisa voltar à estaca zero para se preparar para o futuro do trabalho. O mais importante é não parar de buscar atualização e acompanhar a transformação digital e os impactos que ela tem sobre as suas próprias funções no trabalho. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.