Home > Carreira > Evolução profissional > Reconhecimento profissional: qual sua importância e como conseguir

Reconhecimento profissional: qual sua importância e como conseguir

Veja o que fazer para que seu trabalho apareça na empresa

Ter reconhecimento profissional no trabalho é muito importante porque, como seres humanos que somos, nós gostamos de saber que estamos fazendo um bom trabalho e nos sentimos realizados quando isso acontece, não é verdade?

Mas há ainda um outro fator importante: o reconhecimento profissional costuma fazer um empregado ter vontade de trabalhar mais e melhor – o que é muito bom, tanto para a pessoa quanto para a empresa. 

Se você sente que não está sendo devidamente reconhecido no trabalho, nós preparamos este post para você. Aqui, você vai entender o que é de fato reconhecimento profissional, por que ele é importante e como você pode obtê-lo pelo trabalho que faz. Vamos lá? 

O que é reconhecimento profissional?

O reconhecimento profissional é a forma que a empresa tem de dizer para o empregado que ele está fazendo um bom trabalho. Ele pode ser um elogio do chefe na frente de toda a equipe ou por e-mail, pode ser um aumento de salário ou até aquela tão esperada promoção.

Por exemplo, quando o gerente diz “parabéns” por um relatório que você entregou ou por um prazo que você conseguiu antecipar, você está recebendo reconhecimento profissional. 

Quando você é promovido ou recebe um aumento, mesmo sem mudar de cargo, você está claramente sendo reconhecido. 

A importância do reconhecimento profissional

Receber reconhecimento profissional é importante porque faz com que você se sinta realizado e tenha ainda mais vontade de ser produtivo e eficiente no seu trabalho. 

Além disso, quando um colega ou superior reconhece o esforço um profissional, ele mostra onde essa pessoa se saiu bem para que ela possa repetir esse bom desempenho outras vezes. 

Ou seja, o reconhecimento profissional pode servir como uma espécie de bússola para indicar onde você está acertando e como pode se tornar cada vez melhor no que faz, buscando formas de aprender e cumprir suas tarefas da melhor forma possível. 

Como conseguir reconhecimento profissional no trabalho

Para conseguir reconhecimento profissional você precisa fazer o seu trabalho aparecer. Não adianta, por exemplo, você entregar um relatório no prazo se ninguém perceber isso.

Também não adianta você se esforçar para aumentar as vendas de determinado produto se ninguém souber que foi você quem fez isso. Concorda?

Confira a seguir algumas formas de se fazer notar da melhor forma possível: 

1. Esforce-se 

A melhor forma de ser reconhecido é sendo bom no que você faz. Portanto, esforce-se. Se estiver com uma tarefa urgente para entregar, chegue mais cedo e saia mais tarde, se for necessário.

2. Busque sempre mais conhecimento

Fazer um curso por contra própria para aprender alguma coisa nova também é uma boa forma de mostrar que você está empenhado em se desenvolver na empresa.

Procure cursos online ou melhore seu inglês usando um aplicativo no celular, por exemplo. E, sempre que possível, deixe as pessoas do trabalho saberem o que você anda aprendendo. 

3. Crie boas relações com todos 

As empresas valorizam profissionais que se relacionam bem com todas as pessoas. A dica? Seja gentil com todos, faça amizades, tente ser próximo dos colegas. 

Se alguém estiver precisando de um auxílio em determinado assunto que você conheça, ajude. O trabalho em equipe conta muitos pontos para que as pessoas se lembrem de você.

4. Faça propaganda das suas conquistas

Se você se empenhar 100% no trabalho e não reservar um tempo para comemorar – e divulgar – as suas conquistas, possivelmente não receberá o reconhecimento que merece e espera. 

Por isso, quando terminar uma tarefa difícil, tente comemorar de uma forma visível – mas não exagerada. Comente com os colegas, com o chefe, faça as pessoas tomarem conhecimento disso. 

Compartilhar uma conquista é uma excelente forma de chamar a atenção para o seu esforço no trabalho. 

5. Mantenha seu (sua) chefe informado(a) sobre o que você faz

É possível que seu (sua) chefe tenha de pensar em milhões de coisas e por isso não tenha tempo para observar o que você faz. Se for o caso, você precisa mantê-lo(a) informado sobre o que anda fazendo. É muito importante, no entanto, que você não seja inconveniente ao fazer isso. 

Algumas dicas:

  • Descubra a melhor forma de falar com seu supervisor ou supervisora (e-mail, whatsapp, conversa rápida no café?);
  • Crie uma rotina para informá-lo(a) sobre o que você realizou (uma vez por dia, uma vez por semana, o que você achar mais adequado);
  • Faça esse aviso de forma simples, até em tópicos, apenas para que ele(a) possa acompanhar o andamento das suas tarefas;
  • Entre tópicos não deixe de pontuar suas maiores realizações.

6. Faça com que as pessoas conheçam você por toda a empresa

Você não será reconhecido no trabalho se ninguém souber quem você é. Já pensou nisso? Então faça um esforço para conhecer o máximo possível de pessoas na empresa. Deixe que elas saibam seu nome e o que você faz.

Além disso, participe dos eventos da empresa, como happy hour e confraternização de final de ano. E, se estiver em home office, faça tudo isso de forma virtual. A tecnologia existe para isso também. 😉

7. Prepare ideias para apresentar nas reuniões

As reuniões da empresa são uma excelente oportunidade para você se fazer notar por ter boas ideias. Sempre que tiver oportunidade, tente dizer o que você pensa sobre determinado assunto, contribua com ideias para melhorar alguma coisa ou conseguir resultados melhores. 

8. Não leve apenas problemas, ofereça soluções

De modo geral, ninguém não quer receber problemas. Então, mesmo quando o problema surgir no caminho, tente pensar em uma solução antes de falar com alguém. Dessa forma, você já chega com uma ideia que pode resolver a situação. 

9. Reconheça o trabalho dos outros

Outra dica muito importante para quem quer ser reconhecido: reconheça a conquista dos outros profissionais que trabalham com você. Um colega fez uma venda sensacional? Comemore com ele! Alguém teve uma ideia genial? Demonstre seu entusiasmo. Apenas tome o cuidado de não exagerar e não parecer forçado na hora de dar um feedback

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.