Home > Carreira > Evolução profissional > Carreira T, Y e W: saiba qual tem mais a ver com você

Carreira T, Y e W: saiba qual tem mais a ver com você

Saiba qual delas combina mais com o seu momento

Nem todo profissional quer ser gestor de pessoas. E, felizmente, essa opção não precisa travar o desenvolvimento de ninguém. Hoje em dia, além da tradicional carreira que começa como analista e vai evoluindo para coordenador, supervisor, gerente etc, existem possibilidades de carreira em T, Y e W. Neste post, vamos explicar cada uma para você descobrir a que combina mais com o seu momento. 

Quais os tipos de carreira?

Tipos de carreira são algumas formas diferentes que você tem para se desenvolver profissionalmente. Você pode, por exemplo, querer crescer para se tornar o head de alguma área. Também é possível que prefira se um profissional super especializado que trabalha de forma mais ou menos independente. Ou pode ser que você esteja empenhado em conseguir o melhor dos dois mundos. Por que não? 

O que é carreira em T?

A carreira em T é, como dissemos ali em cima, uma espécie de melhor dos dois mundos. O termo surgiu recentemente do inglês t-shaped professional e e define profissionais que são excelentes tecnicamente (linha vertical do T) e, ao mesmo tempo, têm conhecimentos generalistas (linha horizontal do T) e muitas vezes também competências de liderança e gestão bastante avançadas. Ou seja, são profissionais que podem ser considerados completos para diversas funções. 

O que é carreira em Y?

A carreira em Y é um dos tipos de plano de carreira mais comuns nas empresas. A letra Y é utilizada para indicar que, em determinado momento da sua vida profissional, você terá de decidir se quer se tornar especialista ou gestor. Quem optar por trabalhar como especialista, pode ser um profissional técnico muito bem remunerado. Por outro lado, quem segue o caminho da gestão deve assumir cargos como de coordenação, supervisão, gerência etc, que incluem a função de liderar pessoas. 

O que é carreira em W?

A carreira em W, que não é tão popular quanto a carreira em Y, oferece uma alternativa a mais, além da de especialista ou gestor. Nesta opção, existe a possibilidade de crescer como gestor de projetos. Neste caso, você não se torna exatamente um gestor responsável pelo desenvolvimento de pessoas, mas alguém responsável pelo desempenho da equipe apenas durante o desenvolvimento de determinado projeto. É um trabalho mais pontual, com começo, meio e fim. E é também um tipo de plano de carreira utilizado por setores mais específicos, como tecnologia ou construção civil.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.