Home > Busca de emprego > Processos seletivos > Quais são os principais tipos de entrevista de emprego?

Quais são os principais tipos de entrevista de emprego?

Veja o que esperar em cada caso e como se preparar com antecedência

Existem vários tipos de entrevista de emprego, desde aqueles mais tradicionais, em que o recrutador repassa o seu currículo e faz perguntas, tira dúvidas, até aqueles mais inesperados, com perguntas esquisitas ou que levam o candidato a um pico de estresse proposital.

Como você não saberá com antecedência como será essa conversa, confira os principais tipos, saiba o que esperar em cada um e prepare-se para todos eles.

Principais tipos de entrevista de emprego

Abaixo detalhamos cada um dos tipos de entrevista que podem ser utilizados pelos recrutadores em processos seletivos.

Saiba como cada um deles funciona e prepare-se para sua próxima conversa:

Entrevista baseada no currículo

Este tipo de entrevista de emprego é bastante utilizado. É aquela mais tradicional de todas, em que o recrutador costuma fazer as perguntas mais comuns da entrevista de emprego sobre as experiências que o candidato listou no currículo.

“O entrevistador pede, por exemplo, que o candidato conte como foi a sua passagem por determinada empresa”, afirma Fernanda Thees, sócia-diretora da Loite, empresa de orientação de jovens para carreira e para processos seletivos.

“Nesse tipo de conversa, em que as perguntas são mais abertas, o candidato tem oportunidade de escolher que pontos quer enfatizar e que pontos prefere deixar de lado”, diz ela.

Entrevista baseada em valores

Denise Barreto, sócia-fundadora da GNext Talent Group, especializada em recrutamento e seleção, afirma que a entrevista por valores é outro formato que começa a ser difundido.

Neste modelo, o entrevistador observa se existe alinhamento entre a cultura da empresa e as motivações profissionais do candidato. Esse, aliás, é um tema cada vez mais recorrente nos processos seletivos.

Entrevista por análise de caso

Há também a entrevista baseada em análise de caso, quando o entrevistado precisa explicar como resolveria um desafio proposto pelo recrutador.

O desafio pode ser real ou hipotético, o que importa é a capacidade de o candidato avaliar a situação e propor soluções com base no seu conhecimento e na sua agilidade de raciocínio.

É um dos tipos de entrevista de emprego que mais costuma desafiar os candidatos.

Entrevista por competências

A entrevista por competências é aquela em que o entrevistador pede que o candidato conte situações reais pelo qual já passou. Nesse caso, o candidato pode mostrar como fez para atingir uma meta desafiadora ou resolver um problema de comunicação, por exemplo.

Essa é uma das técnicas mais utilizadas atualmente e a tendência é de que sua utilização continue aumentando.

Entrevista de emprego com perguntas esquisitas

Também não é raro surgirem perguntas esquisitas (“Quantos bueiros existem em São Paulo?”) durante a conversa entre candidato e recrutador.

Essas questões aparecem para avaliar estrutura lógica, criatividade, capacidade de abstração e análise do candidato. “Normalmente são mais aplicadas em processos de Consultorias de Gestão e Mercado Financeiro,” afirma Denise.

Entrevista de emprego por estresse

Ainda falando de Mercado Financeiro, Denise conta que já foi comum utilizar a “entrevista por estresse” nesse setor.

“A ideia era testar o limite emocional e a perspicácia da pessoa, colocando-a numa situação real de estresse durante a entrevista, já que este seria seu desafio diário”, explica.

“Essa técnica caiu em desuso depois da Avaliação por Competência, que pode levar à mesma conclusão sem expor o candidato”, conta. “Hoje, a recomendação é proporcionar à pessoa uma experiência positiva e de aprendizado ao longo do processo seletivo, visto que qualquer entrevista é estressante por natureza.” E não é?

Tipos de entrevista de emprego: vídeo entrevista

Em tempos de distanciamento social, é muito provável que seu processo seletivo seja realizado a distância. Se for o caso, não se preocupe porque isso não deve alterar o tipo de entrevista que o recrutador está preparando para você.

Concentre-se nos tipos explicados acima e prepare suas respostas para cada um deles. Para saber como se destacar pelo monitor do computador, confira nosso post 5 dias para mandar bem em uma vídeo entrevista.

De forma geral, tanto na entrevista por vídeo quanto na entrevista presencial tradicional, você precisa ficar atento à sua comunicação não verbal, isto é, à sua postura, seus gestos e sua expressão facial.

Tudo isso isso tem forte impacto sobre a impressão que o recrutador formará sobre você. Boa sorte! 🙂

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.