Home > Busca de emprego > Processos seletivos > Processo seletivo online: como as empresas estão recrutando

Processo seletivo online: como as empresas estão recrutando

Veja como você pode conseguir um emprego e começar a trabalhar sem sair de casa

O processo seletivo online vem se tornando mais frequente agora que precisamos manter o distanciamento social. Para continuar buscando e contratando pessoas, diversas empresas começaram a utilizar novas tecnologias. 

E esta é, afinal, uma boa notícia para quem está procurando emprego. As contratações não ficaram todas congeladas pela pandemia, especialmente nas áreas de tecnologia, logística e também nas startups, que continuam procurando profissionais dispostos a inovar.

No site da VAGAS há mais de 200 vagas abertas para trabalho em home office. Ou seja, você pode conseguir uma vaga e começar a trabalhar sem ter que sair de casa. Quer ver?

Como as empresas estão utilizando processo seletivo online?

Para contratar em tempos de distanciamento social, as empresas passaram a conduzir a maior parte das etapas do processo seletivo de forma virtual. 

É o caso do CESAR, por exemplo, que é um dos maiores centros tecnológicos do país e tem dezenas de vagas abertas que precisam ser preenchidas com urgência. 

Para não paralisar os processos seletivos neste momento, o centro tem realizado as etapas do recrutamento totalmente online. E isso não é exatamente uma novidade por ali. Antes da pandemia, 40% das entrevistas já eram feitas remotamente na organização.

A primeira etapa é feita por telefone. “A ideia é identificar o perfil e as soft skills dos candidatos, para direcionar melhor as entrevistas”, afirma Andrea Queiroz, Gerente de Gente e Gestão do CESAR.

Depois disso, é agendada uma entrevista por videoconferência. “Na prática, não faz diferença entrevistar o candidato ao vivo ou por videoconferência, por exemplo”, ela afirma. “Tudo que avaliamos é perfeitamente possível de apreender remotamente, desde habilidades de comunicação e postura até conhecimentos técnicos da área de atuação”, complementa.

E distância física, aliás, não é problema também para ser contratado pelo centro, que fica em Recife. Muitos dos seus cargos são preenchidos por profissionais de outros estados e até de outros países. “O trabalho remoto e a jornada flexível fazem parte da nossa cultura organizacional”, afirma Andrea. “Cerca de 80% da nossa equipe atua com mais flexibilidade”, diz. 

O CESAR está com vagas abertas para pessoas de Engenharia de Software, Testes e Design na unidade de Manaus. Para participar do processo seletivo, o candidato deve se inscrever pelo site vagas.cesar.org.br e preencher o cadastro.

Entre os benefícios oferecidos destacam-se horário flexível, bolsas de estudos em cursos da CESAR School, subsídio parcial para aprender qualquer idioma, planos de saúde e odontológico e vale refeição/alimentação. 

O que muda para o candidato no recrutamento online?

As etapas iniciais – de preenchimento de currículo e inscrição online – pouco mudaram nos processos seletivos. Já era comum que a triagem de currículos fosse realizada por ferramentas como o VAGAS for business, ferramenta da VAGAS utilizada pelas empresas para fazer contratações. O sistema oferece diversos filtros eficientes para o recrutador encontrar o profissional que está procurando. 

A principal diferença é que neste momento as vagas estão mais disputadas do que eram antes. Existem menos ofertas e, por isso, há mais profissionais disputando a mesma oportunidade. Mais do nunca é importante preencher as informações com cuidado e checar se o currículo está bem escrito para chamar a atenção do recrutador positivamente. 

Como fazer testes no processo seletivo online

Quando você passar pela etapa de triagem de currículo, é possível que tenha de fazer algum teste online. A ideia da empresa é conferir algum conhecimento técnico indispensável para a vaga ou verificar seu raciocínio lógico ou sua habilidade em algum idioma. 

Algumas empresas também costumam aplicar os chamados testes de personalidade, que são um questionário online em que o candidato passa de 20 a 30 minutos apontando as alternativas de sua preferência.

Ao utilizar esse tipo de avaliação (o nome correto é instrumento de diagnóstico) a empresa busca entender se o seu tipo de comportamento combina com a empresa ou a vaga em questão, o chamado fit cultural. Não existe certo ou errado nas respostas. 

O que muda na entrevista de emprego por vídeo?

Quando você for convidado para uma entrevista de emprego por vídeo precisa tomar alguns cuidados com antecedência para que tudo corra bem na hora da conversa com o entrevistador. 

O primeiro ponto é escolher o local da casa mais adequado. O ideal é que ele seja bem iluminado e o mais silencioso possível. É claro que com todo mundo em casa é difícil garantir silêncio, mas é importante escolher o melhor local disponível. 

Uma boa conexão à internet e um bom aparelho (celular, notebook ou tablet) também são essenciais para que a comunicação possa fluir. Faça alguns testes antes da hora marcada para buscar alternativas, se for necessário. Você pode descobrir, por exemplo, que o wifi pega melhor em determinado canto da sala ou que o celular de outra pessoa da casa está funcionando melhor (se for possível, pegue emprestado). 

Se você perceber que não tem o equipamento e a conexão à internet necessários para fazer a entrevista por vídeo funcionar, pode perguntar à empresa se a conversa poderia ocorrer por telefone. Muitas delas oferecem essa alternativa.

Outro ponto importante, quando a entrevista é por vídeo, é a forma como você vai se vestir e se portar durante a conversa. Lembre-se de se vestir adequadamente, como se estivesse participando de uma entrevista presencial.

Algumas formalidades, como terno e gravata, podem ser dispensadas neste momento, mas se a seleção for para uma empresa em que o dress code é formal, uma camisa social vai bem.

Agora que você já sabe como participar do processo seletivo online, cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.