Home > Busca de emprego > Processos seletivos > Processo seletivo online: entenda como o RH utiliza a tecnologia nas contratações

Processo seletivo online: entenda como o RH utiliza a tecnologia nas contratações

Veja como você pode conseguir um emprego e começar a trabalhar sem sair de casa
mulher negra realiza processo seletivo online enquanto trabalha em home office

O processo seletivo online ficou mais frequente no início da pandemia do Coronavírus, quando as empresas tiveram de usar novas tecnologias para buscar e contratar pessoas, respeitando a necessidade de distanciamento.

Acontece, porém, que essas novas maneiras de conduzir o processo seletivo comprovaram sua eficiência e – consequentemente – o processo seletivo online deve continuar em alta, encurtando distâncias e facilitando a vida de todos. 

O que muda para você no processo seletivo online?

As etapas iniciais – de preenchimento de currículo e candidatura online – pouco mudam nos processos seletivos. Já era comum que a triagem de currículos fosse realizada por ferramentas como o ATS VAGAS for business, ferramenta da VAGAS utilizada pelas empresas para fazer contratações. O sistema oferece diversos critérios de ranqueamento para o(a) recrutador(a) encontrar o profissional que está procurando. 

Vale alertar que como essa filtragem é feita por ferramentas automatizadas, é importante preencher as informações com cuidado e utilizando os termos corretos que podem fazer parte dos filtros definidos pelo recrutador. Para saber como utilizar as palavras certas, confira nosso post Dicas de SEO para currículo: veja como ser encontrado. Também é importante checar item a item se o currículo está bem escrito (no link temos um roteiro especial para isso). 

Como funciona o processo seletivo online

Cadastro na plataforma
No Vagas, você se cadastra pelo site ou aplicativo. É importante preencher o currículo da forma mais completa possível porque este é o primeiro passo para você ter acesso a inúmeras oportunidades de emprego. Se tiver dúvidas sobre o que escrever, confira nosso post  Veja as dicas para ter um currículo de destaque

Candidaturas em um clique
Depois de ter o currículo 100% preenchido, se estiver buscando  recolocação profissional você pode se candidatar gratuitamente na plataforma de empregos. Em alguns casos, as empresas podem solicitar testes online ou outras informações. Basta preencher essas solicitações para seguir para a próxima etapa.

Triagem de currículos (ranqueamento de candidatos mais compatíveis com a vaga)
Depois que uma empresa publica a vaga na plataforma, as candidaturas começam a chegar e os currículos das pessoas interessadas formam uma grande lista. E é aqui que  tecnologia e inteligência artificial entram em ação!

Como o volume de currículos é muito alto, os(as) recrutadores(as) utilizam alguns filtros para ordenar os perfis mais compatíveis com a oportunidade. Ou seja, no topo no ranking ficam os que têm maior chance de avançar para a próxima etapa do processo seletivo. Entenda quais são as etapas do processo seletivo no link.

Visualização de currículo
Após ordenar os perfis de acordo com os critérios mais relevantes para a oportunidade (como objetivo profissional, formação ou data de atualização do currículo), os(as) recrutadores(as) visualizam os currículos que estão no topo do ranking e definem quantos irão para a próxima etapa. 

Contato do RH
Se você estiver entre os selecionados, possivelmente receba um contato do RH por email, telefone ou aplicativos de mensagem. A ideia é que o recrutador possa conhecer você melhor ou agendar uma entrevista.

Entrevista
É durante a entrevista que o RH vai perguntar sobre suas habilidades, experiências, competências técnicas e comportamentais. A dica mais valiosa que podemos te dar pra este momento é: prepare-se. Ter as respostas na ponta da língua ajuda a manter a calma. Saiba quais são as principais perguntas feitas na entrevista e boa sorte 🙂

Outras etapas
Em algumas empresas, pode haver mais de uma entrevista, com diferentes pessoas. Outros testes e desafios também podem ser solicitados.

Contratação
Depois de todo o processo, finalmente chega o momento de a empresa selecionar o(a) profissional mais compatível com a vaga! Quando você for o escolhido, o(a) recrutador(a) fará uma proposta, considerando sua pretensão salarial e os benefícios e valores já estipulados para a vaga.

Como fazer testes no processo seletivo online

Quando você passar pela etapa de triagem de currículo, é possível que tenha de fazer algum teste online. A ideia da empresa é conferir algum conhecimento técnico indispensável para a vaga ou verificar seu raciocínio lógico ou sua habilidade em algum idioma. 

Algumas empresas também costumam aplicar os chamados testes de personalidade (post completo sobre eles no link), que são um questionário online em que o candidato passa de 20 a 30 minutos apontando as alternativas de sua preferência. 

Ao utilizar esse tipo de avaliação (o nome correto é instrumento de diagnóstico), a empresa busca entender se o seu tipo de comportamento combina com a empresa ou a vaga em questão, o chamado fit cultural. Não existe certo ou errado nas respostas, ok?  

O que muda na entrevista de emprego por vídeo

Quando você for convidado para uma entrevista de emprego por vídeo precisa tomar alguns cuidados com antecedência para que tudo corra bem na hora da conversa com o entrevistador. 

O primeiro ponto é escolher o local da casa mais adequado. O ideal é que ele seja bem iluminado e o mais silencioso possível. Nem sempre é possível garantir silêncio, mas é importante escolher o melhor local disponível. 

Uma boa conexão à internet e um bom aparelho (celular, notebook ou tablet) também são essenciais para que a comunicação possa fluir. Faça alguns testes antes da hora marcada para buscar alternativas, se for necessário. Você pode descobrir, por exemplo, que o wifi pega melhor em determinado canto da sala ou que o celular de outra pessoa da casa está funcionando melhor (se for possível, pegue emprestado). 

Se você perceber que não tem o equipamento e a conexão à internet necessários para fazer a entrevista por vídeo funcionar, pode buscar um coworking (se for possível) ou, se não tiver alternativa, perguntar à empresa se a conversa poderia ocorrer por telefone, explicando suas razões técnicas. Muitas oferecem essa opção.

Outro ponto importante, quando a entrevista é por vídeo, é a forma como você vai se vestir e se portar durante a conversa. Lembre-se de se vestir adequadamente, como se estivesse participando de uma entrevista presencial.

Algumas formalidades, como terno e gravata, podem ser dispensadas neste momento, mas se a seleção for para uma empresa em que o dress code é formal, uma camisa social vai bem.

Como a VAGAS utiliza inteligência artificial para agilizar o encontro entre empresas e profissionais

As oportunidades que você encontra no VAGAS.com.br são publicadas diretamente pelas empresas que querem contratar pessoas. Quando você se candidata a uma vaga, automaticamente o seu currículo passa a fazer parte daquele processo seletivo. 

Muitas vezes, as empresas recebem vários currículos para cada vaga. Por isso, a inteligência artificial da plataforma VAGAS ajuda a fazer a primeira seleção, destacando os currículos que são mais “compatíveis” com a vaga. Isso significa que a ferramenta consegue organizar os candidatos e até criar um “ranking” que indica quais deles preenchem melhor os requisitos da vaga. A decisão, porém, é sempre da pessoa que recebe tanto os currículos quanto os relatórios de testes e entrevistas para avaliar qual é, afinal, o candidato que dá match com a oportunidade. A tecnologia apenas ajuda a vida de gente real – como você e como a pessoa do RH. 

Quer entender melhor? Temos um vídeo que explica tudo aqui. Confira!


Agora que você já sabe como participar do processo seletivo online, cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.