Home > Educação > Fazer pós graduação em outra área é uma boa escolha?

Fazer pós graduação em outra área é uma boa escolha?

Ter uma especialização diferente da formação original pode causar dúvidas na evolução de carreira
jovem olha para professor durante aula

Profissionais que querem dar uma guinada na carreira e começar a atuar em algo diferente da sua formação original costumam buscar pós-graduação em outra área. Há casos de engenheiros que fazem pós em biologia ou de advogados que vão complementar os estudos em letras. A grande questão é saber se essa é – ou não – uma boa estratégia. 

O que uma pós-graduação acrescenta na carreira?

Para responder da melhor forma possível, vamos por partes. Primeiramente, investir em uma pós-graduação é sempre interessante para sua carreira porque com ela você pode reciclar e complementar a sua formação. 

A reciclagem é importante principalmente para quem deixou a graduação há algum tempo e sente que não conseguiu acompanhar todas as novidades que surgiram na área desde então. Com uma pós, você se torna mais competitivo, inclusive quando disputa uma vaga ou uma promoção com um profissional mais jovem. 

Se você é o profissional mais jovem, a pós-graduação pode complementar a formação que você recebeu na graduação e, além disso, já direcionar melhor a sua carreira para a área em que você quer atuar. 

Pós graduação em outra área: dúvidas comuns dos profissionais 

Quando falamos em uma pós-graduação em outra área, a história é um pouco diferente. Quem busca esse caminho normalmente tem o objetivo de mudar de área, de segmento e de profissão. E aí surgem as dúvidas.

Pode fazer pós graduação em qualquer área?

Sim, você pode. Pode fazer pós em biologia depois de se graduar em engenharia e vice-versa. Pode também se graduar em psicologia e fazer pós em jornalismo. Isso porque quem é formado em algum curso de graduação pode fazer pós em qualquer área, desde que seja aceito pela instituição de ensino. 

Fazer pós graduação é suficiente para mudar a área de atuação?

Nem sempre é o suficiente, mas é um ótimo primeiro passo. Na pós, além de adquirir conhecimento na área em que você quer atuar, você terá a chance de conhecer pessoas que já estão nesse mercado e podem render indicações e contatos.

Há uma questão, no entanto, que deve ser levada em consideração. Para exercer as atividades em uma profissão regulamentada por lei você precisa ter diploma de graduação na área e registro no conselho regional da profissão. 

Ou seja, você pode direcionar a sua carreira para algum ramo de engenharia se tiver uma pós-graduação na área depois de concluir uma graduação em qualquer outro curso. No entanto, você não poderá atuar como engenheiro. São coisas diferentes. 

É possível fazer mais de uma pós?

Sim, totalmente possível. Você pode fazer quantos cursos de pós-graduação quiser, tanto lato sensu quanto stricto sensu

Vantagens de escolher outra área de especialização

Fazer pós em outra área de atuação tem algumas vantagens como permitir que você amplie seus conhecimentos, aumente a rede de contatos ou se aprofunde em determinado assunto que seja do seu interesse. Conheça mais sobre algumas dessas vantagens. 

Evolução profissional

A pós-graduação pode impulsionar a sua carreira e aumentar a sua empregabilidade. Se você fez um curso específico – arquitetura, por exemplo – e quer seguir uma carreira gerencial, pode buscar um curso que desenvolva sua visão de negócios.

O contrário também é válido. Se você cursou administração e quer atuar em algum ramo específico como arquitetura, só para aproveitar o exemplo, a dica é cursar a pós já nessa área. O conhecimento bem focado será um diferencial e tanto para seu currículo. 

Mudança de carreira

Como falamos, fazer pós em outra área é um bom primeiro passo para mudar de carreira. Na hora de escolher o curso, no entanto, é importante ter um plano de carreira traçado para que o novo direcionamento seja bem assertivo. 

Diversificação de contatos e networking

Na pós-graduação há muitas oportunidades de diversificar contatos e aumentar o networking. Isso porque, diferentemente da graduação, a chance de você encontrar pessoas com formação e experiências diversificadas é muito grande. Aproveite as oportunidades de troca, conheça as pessoas, mantenha contato com elas. 

Aprofundar em algo do seu interesse

Se você não pensa em mudar de carreira, mas percebe que não está sabendo tudo o que precisa saber para crescer na sua área, mais uma vez a pós-graduação pode entrar no seu radar. 

Um curso desse tipo é excelente oportunidade para você se aprofundar em algo que gosta e, quem sabe, tornar-se referência no assunto para as pessoas da sua empresa. 

Aprender algo totalmente novo

Outra vantagem é a possibilidade de aprender algo totalmente novo, diferente de tudo o que você já estudou. A dica, aqui, é que você alinhe esse aprendizado ao seu objetivo de carreira. Afinal, é preciso considerar que um custo de pós exige investimento de tempo e dinheiro. 

Como escolher a pós certa para sua carreira

Escolher a pós certa para sua carreira não é uma tarefa simples, principalmente porque existe uma oferta enorme de cursos no mercado brasileiro. 

Antes de se decidir, você precisa pesquisar o que os cursos oferecem e de que forma podem complementar (ou reciclar) a sua formação. Se a ideia é mudar de área, também é preciso observar bem como ele poderia preparar você para isso. Para saber mais, confira nosso post completo Qual o melhor tipo de pós-graduação para você?.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.