Home > Educação > Como escolher uma profissão: 9 dicas para tomar essa decisão

Como escolher uma profissão: 9 dicas para tomar essa decisão

Velocidade do mercado de trabalho transforma crianças em profissionais precoces

Escolher uma profissão para entrar no mercado de trabalho é sempre uma tarefa difícil, especialmente quando somos jovens e temos muitas dúvidas em relação a quase tudo. E é justamente nesse momento onde tudo é absolutamente incerto em que precisamos tomar essa decisão.

Por que escolher uma profissão é sempre um desafio?

Escolher uma profissão é um desafio porque normalmente temos de fazer essa escolha sem conhecer a prática do que estamos escolhendo. É isso o que acontece quando decidimos o curso que vamos prestar no vestibular ou quando precisamos entrar no mercado de trabalho. 

Existem pessoas mais maduras que, embora já tenham feito curso superior, ainda estão se descobrindo profissionalmente. Por mais que se esforcem para se adequar e entender as demandas atuais, esses profissionais imaginam uma carreira e, principalmente, uma remuneração que não faz parte da realidade do mercado de trabalho. Muitos desses profissionais acabam mudando de carreira e escolhendo outra profissão. 

O que levar em conta na hora de escolher sua profissão? 

Para escolher uma profissão é importante que você leve em conta tanto as suas habilidades quanto a situação do mercado de trabalho. 

Alguns pontos para ter em mente sobre você são:

  • Quais são seus pontos fortes?
  • O que de fato você gosta de fazer?
  • E o que você faz com mais facilidade? 

Pontos para ter em mente sobre o mercado de trabalho:

  • Quanto ganha esse profissional no início de carreira?
  • Como está o mercado de trabalho para ele? As empresas estão contratando?
  • Há oportunidades Home Office ou na sua região?

Vale a pena tentar conversar com pessoas que atuam na área em que você está pensando em entrar. A opinião deles sempre traz um toque de “vida real” para sua escolha – e ele é muito bem-vindo neste momento. 

Como escolher a profissão ideal?

A escolha de uma profissão não tem necessariamente de ser para a vida toda. Como dissemos ali em cima, é possível que você erre e tenha de voltar ao início para escolher outro caminho. Ainda assim, é importante fazer a escolha com consciência e bastante cuidado. Para isso, fizemos um checklist para o seu processo de escolha.  

1. Identifique seus interesses

É importante saber o que atrai a sua atenção, quais são seus interesses. Por exemplo, você gosta de fazer cálculos, mas detesta ciências? Você prefere ter contato com pessoas ou isso esgota suas energias?

2. Conheça suas habilidades

O que você faz bem e com facilidade? Você é excelente em lógica e cálculos mas não gosta muito de conversar com pessoas? Ou o contrário – você precisa da calculadora para tudo, mas se relaciona bem em qualquer situação?

Suas habilidades ajudam a descobrir algumas profissões em que você teria mais facilidade de atuar. Obviamente que ser bom em matemática não condena ninguém a passar a vida fazendo contas. A escolha é sua, mas ter habilidade para fazer alguma coisa facilita o caminho. 

3. Faça um teste vocacional 

Fazer um teste vocacional para identificar seus interesses profissionais também é um bom ponto de partida. Com ele, você pode fechar o leque e se focar em um número menor de opções para fazer uma boa escolha. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso post O que é teste vocacional e o que ele pode fazer por você.

4. Pesquise sobre as profissões do futuro 

Buscar informações sobre as profissões que devem estar em alta nos próximos anos também é uma forma de escolher uma profissão com um bom futuro pela frente. Para começar a pesquisa, confira nosso post Quais serão as profissões do futuro e o que esperar delas?.

5. Liste opções de carreira

Depois de fazer essas pesquisas iniciais – e o teste vocacional, se for o caso – faça uma lista das principais opções que você estiver considerando. Três a cinco delas, por exemplo. 

6. Pesquise sobre as profissões selecionadas

Com a lista pronta, é hora de aprofundar a pesquisa. Pesquise tudo o que puder sobre as suas opções – que formação as pessoas que atuam nessa área têm, que cursos elas fazem, onde elas trabalham, que cargos elas ocupam. 

7. Entenda o mercado de trabalho com profissionais da área

Uma boa forma de entender o mercado de trabalho é dar uma busca pela profissão que você estiver considerando no VAGAS.com.br. Se você pensa em trabalhar com marketing, por exemplo, busque vagas em marketing

O resultado dá uma boa ideia das oportunidades que existem nessa área e do tipo de trabalho que os profissionais dessa área têm. Observe os requisitos e também as atividades relacionadas no anúncio da vaga. 

8. Pesquise cargos e salários 

Para saber como anda a remuneração nas profissões que você está considerando, consulte a página de cargos do VAGAS.com.br

9. Liste os prós e contras das profissões

Por fim, com base na pesquisa que você fez, liste prós e contras de cada profissão que ainda estiver na sua lista. Agora, a escolha é com você. 🙂

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.