Home > Carreira > Evolução profissional > Recolocação profissional: o guia COMPLETO

Recolocação profissional: o guia COMPLETO

Saiba o que faz pessoas de diferentes cargos mudarem de emprego

Quem busca recolocação profissional precisa lidar diariamente com a pressão e a insegurança de não saber quando o novo emprego vai chegar. É preciso lembrar, no entanto, que apesar de todas as circunstâncias, muitas pessoas vêm conseguindo emprego e você pode – SIM – ser uma dessas pessoas. Para que isso aconteça, preparamos um guia COMPLETO com tudo o que você precisa saber. 

O que é recolocação profissional?

Buscar recolocação profissional nada mais é do que procurar emprego. Ou seja, recolocação profissional é encontrar um trabalho quando você está desempregado. O termo vale tanto para profissionais que fazem essa forma sozinhos quanto para aqueles que têm o auxílio de uma consultoria de recolocação profissional. 

Como se preparar?

Para se preparar para buscar uma recolocação profissional, você precisa primeiramente estar atento ao que acontece ao seu redor. É importante olhar as oportunidades sem julgamentos e pré-conceitos. 

Dicas para fazer acontecer

Confira a seguir algumas recomendações para fazer sua recolocação profissional acontecer o mais rápido possível. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br

Faça seu cadastro de currículo no VAGAS.com.br gratuitamente mesmo que, neste momento, você não encontre uma vaga para sua área. Mais de 3 mil empresas utilizam o VAGAS para divulgar oportunidades e o fato de ter seu currículo no banco de dados pode facilitar o contato quando a oportunidade surgir.

Atualize seu currículo

É muito importante reservar um tempo para atualizar o currículo com suas últimas experiências, seus cursos e seu objetivo profissional. O currículo é a porta de entrada para qualquer processo seletivo, portanto dedique-se muito a ele para que ele seja sua melhor ferramenta de publicidade. 

Coloque a busca por recolocação em ação

Primeiramente, você precisa incluir a busca de emprego na sua rotina. Nós costumamos dizer, aqui no VAGAS Profissões, que procurar emprego deve ser encarado como um trabalho. Ou seja, você precisa dedicar algumas horas do dia para procurar emprego, analisar as vagas, os requisitos e se candidatar àquelas que têm o seu perfil. 

Foque em alguns mercados

Alguns mercados estão em recessão e investir sua energia e seu tempo nesses ramos de atividade pode não trazer resultados concretos. Acompanhe as notícias e foque sua atenção em empresas e segmentos que vêm se destacando mesmo com a crise. Supermercados, farmácias, empresas de logística são algumas opções As áreas de saúde e tecnologia da informação também estão entre as que mais vêm contratando. 

Pesquise trabalhos temporários

Trabalhar apenas alguns dias, mas com uma carga elevada de atividades, pode render receita para o pagamento de algumas contas. Se a carteira assinada não está fácil, qual o problema de trabalhar por projetos ou aceitar alguns jobs por prazo determinado? 

Procure o que gosta

Procure vagas que tenham conexão com sua paixão! Artesanato, eventos, pets, música, bebês ou gastronomia são paixões que podem ser utilizadas em um novo trabalho que, com certeza, vai trazer mais realização e auto-estima.

Veja o lado bom das coisas

Até a demissão tem um lado bom, sabia? Ela traz a oportunidade de você fazer escolhas e, se for o caso, mudar o rumo da carreira. Muitas pessoas são limitadas pelo trabalho que têm ou pela renda que alcançaram e, quando perdem o emprego, acabam se surpreendendo ao perceber que a demissão foi a chave que abriu a porta para novos tempos de trabalho aliado à felicidade.

Ative sua rede de contatos

Se você procura uma recolocação profissional, seus contatos precisam saber disso. Muitas oportunidades surgem por indicação. Um ex-colega pode estar em uma empresa que procura alguém justamente com o seu perfil. Deixe as pessoas saberem o que você faz, qual sua experiência e o que está procurando. 

Faça cursos e atualize seus conhecimentos

Se não está fácil conseguir uma recolocação, talvez seja o caso de atualizar ou reciclar seus conhecimentos. Muitos cursos gratuitos online estão à disposição. Entre as vagas que interessam a você, avalie quais requisitos você não cumpre ou poderia cumprir melhor. Busque conhecimento nessas áreas, atualize suas competências. Confira algumas sugestões no nosso post O que fazer na quarentena: cursos online gratuitos.

Não desista

Nós torcemos para você se recolocar muito, muito rapidamente. No entanto, se a busca por emprego levar mais tempo do que gostaríamos, entenda que nem tudo depende de você. Por mais que você esteja se esforçando, a situação econômica nacional não está fácil e isso pode fazer com que a situação não se resolva de um dia para o outro. Nossa dica? Não desista. Continue seguindo nossas dicas e acompanhando nossas publicações. Também não deixe de pesquisar as oportunidades publicadas diariamente no VAGAS.com.br. Quando você menos esperar, estará recolocado e feliz no novo emprego. Estamos na torcida, viu? 🙂

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.