Home > Busca de emprego > Processos seletivos > Como responder a pergunta “Por que devo te contratar?”

Como responder a pergunta “Por que devo te contratar?”

Você pode estruturar a melhor resposta com antecedência para convencer o entrevistador de que você é a pessoa certa para a vaga

Por que devo te contratar?” Se você está procurando emprego é possível que tenha de responder essa pergunta na reta final do processo seletivo.

Nessa etapa, os concorrentes devem ter qualidades e experiência bem semelhantes às suas e uma boa resposta pode ser o fator de desempate entre vocês.

Quer saber como responder da melhor forma? Vamos lá. 

Por que devo te contratar: entenda o que o recrutador quer saber

Quando o entrevistador pergunta “por que devo te contratar”, ele está querendo saber o que faz de você o melhor candidato para a vaga.

Para estruturar bem a sua resposta, lembre-se de que as empresas contratam pessoas para resolver problemas. Pode ser para aumentar vendas, para fortalecer uma marca, para aumentar a produtividade de uma fábrica ou para melhorar o relacionamento com consumidores.

Portanto, ao fazer essa pergunta, o entrevistador quer saber se você se qualifica para a função, se realmente pode resolver o “problema” e também se tem perfil alinhado à empresa. 

Como estruturar suas respostas? 

Esta é uma das perguntas mais importantes da entrevista de emprego e existem algumas formas de estruturar sua resposta com antecedência. Isso porque você pode convencer o recrutador de que você é a pessoa certa para o cargo que ele precisa preencher.

Tudo começa por uma análise detalhada do anúncio da vaga, das suas competências e também de uma ampla pesquisa sobre a empresa. Vamos lá: 

1. Observe os requisitos da vaga

Para começar, volte ao anúncio da vaga e tente entender o perfil profissional que a empresa está buscando. Faça uma lista dos requisitos, incluindo habilidades, conhecimento, experiência e competências.

2. Compare a lista com as suas qualidades

Em seguida, liste as qualidades que você possui e atendem a esses requisitos. Faça pequenas anotações para não perder os insights que podem surgir nesse momento. 

3. Selecione algumas dessas qualidades para compor sua resposta

A ideia é focar a sua resposta nos itens em que você é mais forte e que de fato demonstram o quanto você é perfeito para aquele emprego.

Foque nos seus pontos fortes: Você já trabalhou naquele segmento? Concluiu o curso mais recente sobre a tecnologia que a empresa diz ser indispensável conhecer? Essas informações são preciosas. 

4. Estude a empresa

Não saber nada sobre a empresa é um dos principais erros da entrevista de emprego. E para estruturar a melhor resposta para essa pergunta especificamente você precisa entender o momento da empresa, o segmento em que ela atua, onde podem estar seus “problemas” e quais seriam as possíveis “soluções” para eles.

Entre no site da empresa, entenda sua linguagem, busque notícias relacionadas a ela e ao seu mercado. 

5. Demonstre entusiasmo

De acordo com Jessica Vann, fundadora e diretora do Maven Recruiting Group, empresa de São Francisco (EUA) especializada em Recursos Humanos, as pessoas são atraídas por profissionais empolgados que realmente amam o que fazem.

É o seu caso? Este é o momento perfeito para demonstrar isso. Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso.

Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos. A regra é a mesma para entrevista por videoconferência, ok?

6. Mostre que você tem fit cultural com a empresa

Uma preocupação grande no momento de contratar pessoas é a de encontrar aquelas que têm fit cultural com a empresa, ou seja, que combinam com a cultura e a forma de trabalho da empresa.

Se fizer a lição de casa como indicamos nos itens 1 e 4, você terá bons indícios para avaliar se a empresa combina ou não com seu estilo. Se combinar, mais um ponto importante para defender a sua contratação.

Mostre que você buscou informação, o que constatou nessa busca e de que forma acredita que possa se encaixar à cultura corporativa. 

7. Pense com antecedência

Quando você for convocado para uma entrevista, pode começar a pensar como responder essa pergunta da melhor forma possível.

Estruturar a resposta com antecedência é uma ótima forma de ir melhorando o discurso até chegar o momento da entrevista.

Aproveite as nossas dicas e prepare-se para ser a pessoa escolhida. 🙂

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.