Home > Oráculo > Você sabe o que é um Ad Server e para que serve? Descubra

Você sabe o que é um Ad Server e para que serve? Descubra

por Rodrigo Bueno

A cada ano que passa o mundo vai ficando mais tecnológico e, como era de se esperar, a internet esta cada vez mais presente em nossas vidas, gerando novas oportunidades, como a publicidade on-line. Você tem a acompanhado?

Hoje a internet virou um grande veiculo para aquisição, e, certamente, você já comprou algo on-line ou, no mínimo, pesquisou (preços, modelos, etc…). Depois da compra ou pesquisa, você reparou que, não importa aonde fosse, o produto estava lá, cada vez mais atrativo para induzir sua compra?

Bom, isso é nada mais nada menos que uma das ferramentas da publicidade on-line, apoiada neste caso no Big Data, e vamos abordar algumas nuances que envolvem este mundo para tentar entender melhor como estas tecnologias são usadas e o que esta por trás delas.

Vamos começar falando de Ad Server. Sim, ele é um servidor, e esta sigla Ad identifica que ele é voltado para publicidade. Alguns gerenciadores usam esta sigla AD para as peças publicitárias, transformando assim um Ad Server em um servidor de publicidade e marketing digital.

A estrutura é complexa. São executadas rotinas em Linux (Apache, na maioria dos casos) que se utilizam de algum gerenciador de banco de dados (SQL, MySQL, Oracle, etc). O sistema é alocado em várias maquinas para que se tenha o resultado esperado – é um sistema muito robusto em estrutura. Hoje em dia temos instalações desta modalidade de servidor rodando na nuvem, mas há também instalações locais que disponibilizam muitas maquinas para suportar as altas cargas de processamento de dados.

Existe desde uma maquina responsável só por exibir o banner no ar (Delivery) até outra só para fazer processamento de Log, e mais outra para a interface, e assim por diante. Como um exemplo breve de complexibilidade, um banco de dados pode ter 352 tabelas com índices interligados, assim garantindo toda a entrega publicitária e a integridade dos números de relatório.

Quase todas as estruturas tem processamentos noturnos para não afetar a entrega diária (com lentidão na execução de alguma rotina) e, com isso, trabalham com o esquema de relatórios menos 1, ou seja, no relatório não existe os números do dia corrente somente números até o dia anterior.

Visto todos estes pontos é possível perceber o quanto esta ferramenta é indispensável para o dia a dia. Nela os publicitários programam suas entregas e a máquina toma as decisões de entrega. Após 24 horas ela retorna com os números para análise, o que permite ao analista observar o desempenho (de uma peça publicitária, de um banner ou mesmo de uma campanha) e, caso não o esteja agradando, pode tomar alguma decisão para que os resultados melhorem.

O Ad Server é uma ferramenta totalmente conectada com o mundo moderno. A partir de agora, quando você ver uma publicidade no canto de uma página que você está visitando, no fim do seu e-mail, ou mesmo na capa de um grande portal, você sabe onde ela está alocada e qual sua função.