Home > Oráculo > Você é um líder Spock ou Kirk?

Você é um líder Spock ou Kirk?

Por Fabíola Lago

Jornada nas Estrelas (Star Trek) foi uma série de ficção científica que atravessou gerações. Seus atores, suas histórias e até mesmo o idioma Klingon ganharam milhares de fãs ardorosos em todo o mundo. Provavelmente seu pai e até seu avô tenham assistido as primeiras versões, ainda em uma longínqua TV preto e branco, no fim dos anos 1960. Muito do carisma da série estava em sua equipe, as diferentes características de cada personagem e como a diversidade – inclusive de extraterrestres – contribuía para soluções em suas viagens interestelares.

Mais tarde, Star Trek ganhou as telas de cinema em sagas com melhores recursos de efeitos especiais e, com o passar do tempo, a equipe do Capitão Kirk foi sendo atualizada de acordo com as novas tecnologias. Vamos falar do penúltimo: Star Trek, o filme, de 2009, traz o início da formação dessa equipe, que contava como protagonistas Capitão Kirk e Spock.

 

http://www.youtube.com/watch?v=w8r-9Y1dxVE

 

Jovens, inteligentes, com uma superformação, saindo praticamente de um programa de trainee espacial, ainda sem o amálgama da convivência, assistimos à sua primeira aventura. E que aventura! O filme é um verdadeiro tratado de gestão de pessoas. Vemos o embate entre o lógico e racional Spock e o intuitivo Capitão Kirk.

O carisma e a persistência de Kirk, inclusive a quebra de regras em determinados momentos, não é algo que Spock possa entender ou mesmo admitir. E apesar de todo o preparo e lógica do vulcano, somente com a simbiose entre sua racionalidade e a ousadia de Kirk eles poderão chegar à sua meta: enfrentar um vilão que quer se vingar de Spock por não ter salvado seu planeta.

Há ainda os outros personagens deliciosos que compõem a equipe. Um médico hipocondríaco, um cientista russo de 17 anos, a famosíssima tenente Uhara e sua escuta extrassensorial, e o nosso queridíssimo Sulu, no passado interpretado por George Takei, hoje megapopular nas redes sociais. Enfim, a nave Enterprise é sem dúvida a máxima tradução da metáfora de uma empresa. O sucesso dessa organização depende dos vários estilos de liderança, da sua diversidade e do espírito colaborativo acima de tudo.

Você pode ser mais racional ou mais intuitivo, mas o fato é que só com a abertura para qualidades e competências que você não possui é que conseguirá atingir os seus objetivos. O filme também tem a figura de um coaching para lá de especial. É ele quem abrirá os olhos de Kirk e Spock da amizade que estará por vir.

“Vida longa e próspera” para você!