Home > Oráculo > Sua carreira é fruto de desejos e escolhas

Sua carreira é fruto de desejos e escolhas

Por Fabíola Lago

Nascemos, aprendemos a andar e uma das primeiras perguntas que somos indagados ainda na primeira infância é: o que você vai ser quando crescer? A expectativa sobre a escolha profissional começa com o lúdico: queremos ser princesas, fadas, super-heróis… Nem sabemos que existe o salário. Com o passar do tempo, essa pergunta vai ganhando outras respostas, ajustando-se à realidade do nosso entorno.  Aos 10 queremos ter a profissão dos pais, ser jogador de futebol ou professor, médico. Até o primeiro emprego ou a escolha no momento do pré-vestibular, o que fazer profissionalmente será uma pergunta que nos acompanhará pelo resto da vida.

Será uma vocação? Será um perfil de aprender amar o que se faz no momento e levar essa bagagem para o próximo emprego, o próximo cargo ou empresa? Nenhuma experiência é igual à outra. O que move alguém a gostar de Enfermagem pode ter caminhos completamente diferentes daquele que aprendeu a servir uma mesa ou ainda aquele que prefere pescar a ser engenheiro. Por isso mesmo, ao desenvolver um portal de carreira, a VAGAS optou pela singularidade de cada pessoa, de seu amor à profissão e os caminhos que o levaram até aquela posição.

O VAGAS Profissões foi concebido dentro desses valores: da diversidade humana e as tantas inspirações que podem levar uma pessoa a jornadas tão distintas até sua profissão. Trocamos as dicas milagrosas “dos cinco passos para ser CEO”, “três dicas para passar em uma entrevista de emprego”, para criar um diálogo real e pautado na experiência de cada um no que ele acredita ser o seu ofício, a sua vocação, aquele prazer de fazer bem o que se faz muito antes de obter esse ou aquele cargo. Sucesso pode ter muitos nomes, ter um significado único para cada pessoa. Remuneração e cargo são só consequências desse amor à carreira.

Este site de carreira da VAGAS espelha essas experiências a partir de relatos biográficos sobre a carreira profissional. Desde o primeiro emprego até aqueles que já se preparam para aposentar. Sim, teremos colunistas e coaches alertando para tendências de mercado e observações sobre comportamento. Mas o DNA da linha editorial estará focado em algo que de fato levará ao sucesso: a singularidade da experiência de vida de cada um. Leia e conte também a sua história.