Home > Oráculo > Será que a hora de mudar sua vida não é agora?

Será que a hora de mudar sua vida não é agora?

por Fatima Almeida Motta*

Estou eu caminhando todos os dias pelo caminho que eu mesma tracei, cumprindo minha rotina, em casa, no trabalho, no lazer… Tudo meio sem novidades, conforme esperado. É porque a gente quer viver como o esperado. A gente não gosta muito de ser surpreendido. Tenho uma profissão porque, ou eu escolhi assim, ou eu fui fazendo, fazendo, era o que tinha para aquele dia, e nessa eu fiquei. Afinal, era conhecido, confortável, “sob controle”.

Problemas acontecem? Claro que acontecem, fazem parte. Grandes mudanças, grandes fatos significativos… Bem, nem tanto. Quando era assim, alguém trazia ou era algo de fora. Até que um dia… Acontece comigo algo que, imagine, só acontecia com os outros: Sou demitida! Que droga! Que transtorno! Como assim? Eu estava tão bem ali, acomodada, cumprindo meus deveres, salário pingando todo fim de mês.

Como assim sou demitida, inesperadamente? Isso só acontece com os outros!! Pois é: acontece com você também. Não se pode imaginar que grandes problemas, às vezes uma tragédia pessoal, um fato de proporções enormes capaz de transformar sua vida só acontece com os outros. Estamos tão acostumados a levar uma vida mediana que não imaginamos que podemos protagonizar uma situação, tanto para o bem, quanto para o mal, que pode mudar totalmente nossa relação com o mundo.

Quantos relatos de pessoas que enfrentam uma doença grave e tomam uma resolução de se cuidar mais e se preocupar menos existem? Que perderam alguém querido e se arrependeram de não ter dado maior atenção para aquele que se foi?

Que saíram do emprego e assumiram que não eram felizes e que agora querem tentar uma nova carreira para repor o tempo perdido? Por que esperar acontecer algo inesperado para poder tomar a atitude de ser dono de sua vida e de sua carreira?

Faça isso agora! A hora é hoje! Não tem que ficar esperando: só você pode provocar essa mudança, é você quem dá o ponta pé inicial. Tenha consciência e reflita sobre o que quer para si. Só assim o nível de arrependimentos e de lamentações diminui. E virá, com certeza, a sensação de que você está vivendo o momento, o maior presente da vida.

Fatima-Motta

*Formada pelo Instituto EcoSocial e certificada pela ICF (International Coach Federation), Fatima Almeida Motta tem 30 anos na área de Recursos Humanos, 13 deles como gestora no Grupo Andrade Gutierrez. Psicóloga de formação, pós-graduada em RH, atualmente atende dezenas de profissionais e trainees como coach. É colaboradora exclusiva do VAGAS Profissões.