Home > Oráculo > O chefe que pensa ser rei!

O chefe que pensa ser rei!

Por Fátima Motta

Hoje vamos falar do esporte predileto nas rodinhas de café das empresas: vamos falar do chefe!

Aqui mesmo no portal do VAGAS Profissões, publicamos análises de pesquisas de tipos de gestor encontrados nas organizações. Então, vamos falar do tipo mais encontrado, infelizmente: o chefe autoritário.

Bem, autoritário é uma forma politicamente correta de falar que ele é um ditador. Talvez, pior; rude, mal educado, grosseirão. Vem cá… por que será que ele está sempre presente?

Desde que eu me entendo por gente, esse tipo está na área.
Sei que é muito bom ter poder, mas o mal uso do poder é de matar!

Por que será que aqueles que são promovidos, ao assumir uma gerência de pessoas, em grande parte das vezes, acham que tem que mostrar poder da pior forma?

Desrespeitando, gritando, passando por cima, tripudiando, assediando, desqualificando …

Afe! São tantas formas distorcidas e odiadas de usar o poder, que eu fico muito triste com os sofrimentos que causam aos liderados.
É… tristeza mesmo. As pessoas passam a maior parte de suas vidas na empresa tendo que conviver com esses ditadorzinhos: medíocres, incompetentes, vaidosos e inescrupulosos!

Aja programa de desenvolvimento gerencial para tentar consertar isso.

Mas, por que que tem que ser assim? Será que não é possível ter um mínimo de auto-crítica e humildade para se posicionar diferentemente??

Não, né?

Chefe que é chefe não demonstra fraqueza!
Não demonstra ignorância!
Não divide suas dúvidas com a equipe ou com seus pares.
Isolado, iludido e estressado, esse chefe gasta grande parte de sua energia duelando com inimigos, perseguindo resultados e justificando suas falhas.

Olha, caro leitor, se você conhecer alguém assim, preste bastante atenção para que este não se transforme em seu modelo.

É possível fazer diferente!

Ou corre o risco de ficar condenado a pagar pelos seus pecados no purgatório corporativo: ter o diabo em pessoa como seu chefe ad infinitum!

Fatima MottaFátima Motta é coach formada pelo Instituto EcoSocial e certificada pela ICF (International Coach Federation) e tem 30 anos na área de Recursos Humanos, treze deles como gestora no Grupo Andrade Gutierrez. Psicóloga de formação, pós-graduada em RH, atualmente atende dezenas de profissionais e trainees como coach. Fátima Motta é colaboradora exclusiva do VAGAS Profissões. Não perca as dicas de carreira que ela tem a passar!