Home > Oráculo > Que atitude você pode tomar para sua carreira crescer?

Que atitude você pode tomar para sua carreira crescer?

Veja como alguns pensamentos podem impedir nosso desenvolvimento de forma silenciosa

por Eric Fer*

Algumas atitudes podem impedir a nossa carreira de crescer. Ontem, por exemplo, eu estava voltando para casa de uber depois de dar aula na universidade e engatei numa conversa com o motorista, sobre coaching. Ali decidi aplicar algumas ferramentas para ajudá-lo a avançar no seu objetivo que era largar o uber e trabalhar na sua área de atuação, como engenheiro.

E sabe o que o estava impedindo de largar o uber nos últimos 6 meses? Acreditar que é injusto alguém conseguir uma vaga por meio de indicação. Ou seja, ele acreditava que o certo para alguém conseguir emprego deveria ser apenas e tão somente sua experiência.

Com esse pensamento, ele passou os últimos 6 meses mandando currículos e não fazendo o que ele mesmo me disse que seria a ação mais eficiente: fazer networking e pedir indicação das pessoas.

Na hora de buscar um emprego, não tem certo ou errado. Existe o que impulsiona você a alcançar seu objetivo e o que faz com que fique parado onde está.

O que você pode fazer para sua carreira crescer?

Você já pensou qual atitude que faria a maior diferença na evolução da sua carreira e que você não toma por acreditar em frases como “não é para mim”, “não tenho essa habilidade, não adianta tentar”, “não preciso ficar mostrando meu trabalho, o gerente é que tem que estar olhando para mim”, e assim por diante?

Você entendeu o recado!

Comece a reparar naquilo que acha certo ou errado na carreira e perceba se está sabotando o seu próprio sucesso.

Para ser mais prático, você pode usar uma variação do Mind Dumping, ferramenta para limpar a mente do acúmulo de atividades e preocupações que mantemos ativas em background. É praticamente como limpar sua memória RAM.

Nessa variação, você vai se dar 5 minutos, contados no relógio, e começar a escrever, sem filtros, tudo o que poderia fazer para avançar mais rápido na carreira. A lista deve incluir também as atividades que acha improvável e até impossível que um dia faria, como palestrar em um evento, por exemplo.

A lista por si já é seu mapa da mina. Ali também estarão os pontos que você vai ter que vencer se quiser ir mais longe.

Agora é a sua vez. Vai lá, e faz!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*Eric Fer é Coach de Carreira para Profissionais de T.I. e ajuda esses profissionais a avançar na carreira para alcançar realização profissional e pessoal.