Home > Oráculo > Propósito, cada um tem o seu

Propósito, cada um tem o seu

Encontre o porquê por trás das suas ações

por Stephanie Crispino*

Propósito, como palavra e missão, parece carregar um sentido tão importante que muitos se assustam com tamanha “grandiosidade”. Porém, a verdade é que propósito não é apenas aquela grande motivação por detrás da nossa vida, o porquê também aparece a cada pequena e diária decisão. Afinal é o dia a dia que, uma vez vivido propositalmente, pode trazer o nosso porquê à vida.

Quando alguém pergunta qual o seu propósito, normalmente pensamos em uma frase que é capaz de resumir tudo isso que faz tanto sentido para nós, mas ter uma frase pronta para responder a esse tipo de pergunta não significa que você esteja de fato vivendo o seu propósito. Será que o mais importante é saber responder a essa pergunta a próxima vez que um entrevistador lhe perguntar ou tomar ações que constantemente refletem quem você é e o que você acredita?

Pois é, propósito pode ser visto como o norte que queremos dar para a nossa vida. Então, imagine-o como uma bússola. Essa ferramenta é capaz de sempre indicar onde está o norte. No entanto, o norte será diferente conforme o lugar que você esteja hoje, ou seja, o seu propósito não é o lugar onde você quer chegar daqui a alguns anos. Mas, antes, o porquê que move cada um dos seus passos.

Qual é a sua motivação mais genuína? À primeira vista essa pode parecer uma questão bastante complexa, já que, muitas vezes, temos tantas “vozes” dentro de nós que perdemos a capacidade de escutar a nossa própria voz: o que nós queremos de verdade. Essas vozes vêm de diferentes fontes, é o que a sociedade quer, o que nossos pais esperam, o que aquele que amamos pensa ser o melhor, o que nossos amigos disseram, o que a família valoriza e a lista só continua. Entretanto, é importante retomarmos a capacidade de encontrar o silêncio dentro de nós a ponto de podermos reconhecer o eco dos nossos desejos. Desejos esses que podem ser diferentes dessas  vozes introjetadas na nossa consciência à qual não pertencem, sendo apenas eco dos nossos medos e preocupações.

Duas dicas simples para viver com mais propósito

1- Refletir: Use como base a sua história para ajudar a encontrar as suas motivações e identificar o que é a sua própria voz e o que são apenas ecos da sociedade e de outras pessoas. Para concretizar essa reflexão em algo mais palpável, desafie-se a traduzir a sua essência (em outras palavras, o seu propósito) em uma frase. O quebra-cabeça de tentar encontrar palavras para transmitir algo que é tão nosso ajuda a clarearmos a nossa própria mente com relação ao que sentimentos. Quanto mais falarmos essa frase em voz alta, compartilhando-a com os outros, mais podemos perceber como nos sentimos ao dizê-la, compreender se é realmente isso que faz sentido e, dependendo dessas reações, fazer ajustes para chegar cada vez mais próximos do nosso porquê. Você pode pensar em uma frase com a estrutura: “Por um mundo mais…” só para ajudar você nesse início de investigação. A minha frase, por exemplo, seria: Por um mundo com mais amor e verdade.

2- Praticar: Como já vimos, apenas refletir não adianta nada, propósito não se busca, se vive! É nessa constante construção que você vai aprendendo a comunicar cada vez melhor o seu propósito. Tornando-o mais claro para os outros e para você mesmo. Então, comece agora mesmo! Depois de ter rascunhado uma frase, é hora de agir: o que você pode fazer a partir de agora para viver mais propositalmente?

Lembre-se que o seu propósito é único. É o que você acreditar que tem de ser, porque idealmente será algo capaz de refletir a sua identidade. Não espere já terminar esse texto com a frase perfeita de qual é o seu propósito e que ele vá durar para sempre. Conforme você muda, você entende cada vez melhor o seu propósito e refina esse exercício de extrair a sua essência. O importante é construí-lo um passo de cada vez, e continuar o exercício diariamente! Quanto mais você viver o seu propósito, melhor. Portanto, aproveite e compartilhe aqui embaixo nos comentários um primeiro rascunho do seu propósito.

Por um mundo mais proposital!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o agora!

*Stephanie é coach de carreira e fundadora da Proposital Coaching