Home > Oráculo > Por que o coaching pode ajudar a direcionar carreiras

Por que o coaching pode ajudar a direcionar carreiras

Entenda o trabalho do coach e saiba em que pontos ele pode auxiliar seu desenvolvimento

por Ana Lisboa*

A palavra coach tem origem na profissão dos condutores de carruagens, em uma época onde os caminhos não eram visíveis com facilidade. Só chegava ao destino quem soubesse percorrê-lo. Depois os esportes fizeram uso dessa palavra com os treinadores, o coaches. Atualmente, coaching define uma técnica para condução de ações que visam resultados concretos. Essa ação ocorre sempre no presente, de maneira planejada e estruturada, com foco no futuro e entendimento do passado.

Afinal, a vida é cheia de oportunidades e estar aberto a elas é uma boa chance de ser feliz, tanto pessoal ou profissionalmente, porém muitas vezes é preciso uma mudança para encontrar essa oportunidade. Posso dizer isso com tranquilidade porque foi dessa forma que eu mesma encontrei a minha e me tornei Master Coach de Vida e Carreira.

Como é o trabalho de coaching

O coach propõe um plano de ação estruturado. Isso é uma sugestão de trabalho. Em meus atendimentos é comum que esse plano de trabalho precise ser mudado, de acordo com uma demanda que não foi prevista. E isso é feito de comum acordo, com base no entendimento do cenário atual.

É frio manter-se fiel a um planejamento que não funciona porque não está adequado ao momento. Isso não produz resultados efetivos e se não produz resultados, não funciona. Se não funciona, não gera performance. Se não gera performance, para mim, não vale ser trabalhado.

Coach individual

Em atendimentos individuais, o trabalho de um coach é, antes de qualquer coisa, OUVIR o que seu cliente quer, sem julgamentos, preconceitos, sem aconselhamentos. O cliente que procura um coach tem as respostas, apenas precisa de ajuda para ver com clareza e nitidez onde vai chegar. Como chegar é o papel do coach. Acompanhar, estar lado a lado, estabilizando inseguranças, olhando de frente para crenças limitantes, entendendo motivos, reforçando valores, elevando a auto-estima.

O trabalho de um coach é lindo demais e muito gratificante, por permite ver um ser humano iluminar-se através do próprio crescimento e autoconhecimento.

Trabalho em grupo

Em Coaching em Grupo, para gestores nas empresas, o papel do Coach é auxiliar a equipe a alcançar as metas e objetivos traçados, através de uma mudança de comportamento que se estende aos liderados. Essa metodologia estabelece ritmo e foco nas demandas da empresa ao mesmo tempo que desenvolve os líderes através do autoconhecimento e da exploração das capacidades individuais.

Esse trabalho traz resultados concretos e por isso, cada vez mais, tem sido utilizado nas empresas.

A abordagem do trabalho como foco do coaching é a minha escolha, o meu nicho de clientes, que foi escolhido por mim pela minha expertise e conhecimentos adquiridos no mundo corporativo e por mais de dez anos de atuação em gestão de pessoas como consultora. Existe coaching para diversos assuntos de interesse das pessoas como esportes, relacionamento, emagrecimento, relações amorosas. Ou seja, se entendermos que não importa o Coach e sim o Coachee, o objetivo desse coachee é o nicho do coaching e dessa forma, pode-se ter profissionais coaches com habilidades diversas para auxiliar seus clientes. Minha escolha como coach é unir vida pessoal e profissional.

Em entrevista, Eric Schmidt, ex-CEO do Google disse que: “…todo mundo precisa de um coach”. O coach é o profissional que ajuda pessoas, porque vê a situação sob outra perspectiva. Entendo que as pessoas estão em busca de carreiras que tenham possibilidade relativamente rápida de retorno e ainda, onde possam usar todos os conhecimentos adquiridos ao longo de uma vida. Isso é possível sendo coach.

Gostou do que leu? Que tal ajudar pessoas em suas vidas e ainda fazer disso a sua escolha profissional?
Pense nisso!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*Ana Lisboa é coach de Vida e Carreira.