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Por que o bom líder precisa de assertividade?

Descubra o que é essa habilidade e como ela faz sentido nas empresas

por Fátima Motta* 

Se você não sabe como ser líder, pode começar a trabalhar sua assertividade. Essa é uma palavra que se ouve com frequência nos dias de hoje, mas você sabe seu significado e sua importância para o comportamento das pessoas em geral? Vejamos!

Podemos definir assertividade como a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.

Segundo o dicionário Houaiss assertividade é “a qualidade ou condição do que é assertivo”. Assertivo: “que faz uma asserção; afirmativo locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo; afirmação que é feita com muita segurança, em cujo teor o falante acredita profundamente”.

Ou seja, assertividade é a forma de comunicação que permite que falemos nossas verdades. Então, podemos afirmar que ser assertivo é fundamental para qualquer ser humano, em qualquer lugar que esteja, desde que tenha como objetivo posicionar-se e ser verdadeiro.

Assertividade x arrogância

Cabe ressaltar que assertividade não é agressividade, nem arrogância, uma vez que não significa falar de qualquer jeito o que se pensa, mas sempre levar em consideração o direito do outro, o respeito e a gentileza.

No ambiente de trabalho, por vezes os profissionais têm medo de assumir seus papéis de forma direta e autêntica e acabam engolindo o que pensam ou fazendo fofoca, pois esse é um meio usualmente praticado por quem é imaturo e não assertivo. Não falam para a pessoa diretamente o que precisa ser dito, mas dizem para um terceiro, complicando as relações, diminuindo a produtividade, entre outras consequências.

Há também os que são agressivos verbalmente, usando palavras e tons de voz que violam o direito dos outros. Assertividade, portanto, é nem ser não assertivo e nem agressivo. É posicionar-se com clareza e objetividade sobre assuntos relevantes.

Benefícios para a empresa

Para a empresa, a assertividade traz inúmeros benefícios, desde a melhora do clima até o aumento da produtividade, com melhora no desempenho dos colaboradores e maior rapidez nas tomadas de decisão. Para o colaborador, sente-se importante, respeitado, forte, importante e capaz. Para o líder, então, a assertividade é fundamental  em quase todas suas ações. Vejamos alguns exemplos:

  1. Nas entrevistas de seleção: quando o líder é assertivo faz perguntas claras e objetivas, escuta as respostas e estabelece uma ligação com o candidato, capaz de ajudá-lo nas decisões a serem tomadas;
  2. Nas orientações diretas e treinamentos: tornam claras e precisas suas expectativas e formas como o trabalho precisa ser realizado;
  3. Nas avaliações e feedbacks: clareiam com objetividade os realinhamentos necessários e enfatizam os pontos positivos.
  4. Nas demissões: deixam claro o motivo e ajudam no autoconhecimento e desenvolvimento dos colaboradores.

Um comportamento não assertivo gera conflitos, fracassos e mal estar nas organizações. Sendo assim, aquele que está em posição de liderança precisa ter claro qual o seu papel e como desenvolver comportamentos desejáveis e salutares para influenciar positivamente sua equipe.

Valorização no mercado

Para os profissionais em geral, desenvolver a própria assertividade garante um trabalho mais feliz, direcionado, objetivo e comprometido. Portanto, é importante que desenvolvam essa forma de comunicação, pois será um passaporte para ser mais valorizado em um mercado cada vez mais competitivo.

 

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*Sócia-diretora da F&M Consultores. Mestre em Administração e Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.  Professora da ESPM e da FIA-USP.