Home > Oráculo > Por que (não) conseguimos atingir metas

Por que (não) conseguimos atingir metas

Tudo depende da relevância que cada objetivo tem para nossa vida

por João Xavier*

Se você anda se perguntando por que não consegue atingir metas, eu tenho uma má notícia. A principal razão que impede uma pessoa de alcançar sua meta é a falta de esforço. É isso mesmo. Se você não está obtendo sucesso, possivelmente não esteja se esforçando o suficiente.

Claro que o resultado final depende de um conjunto de razões. Algumas são totalmente dependentes de nossa ação, outras praticamente alheias às nossas atitudes ou vontade. Ainda assim, acredito totalmente nesta fórmula:

Sorte = preparo + oportunidade

Lutamos para atingir metas quando elas são relevantes

Calma. Eu não estou aqui para fazer você se sentir culpado, procrastinador, incompetente. Tenho também uma boa notícia. Nós não nos esforçamos o necessário porque, muitas vezes, a meta não é de fato relevante para nossa vida. Pelo menos não relevante o suficiente para justificar todo o esforço que demanda.

Um exemplo simples: emagrecer. Quero emagrecer! Mas será que estou disposto a me privar dos doces, churrascos, bebidas? Será que tenho realmente disposição para a academia? Enquanto essa meta não for suficientemente relevante – combater um problema sério de saúde, por exemplo – seguirei procrastinando.

Desse modo, o sucesso das nossas metas reside bem antes do planejamento, na sua concepção mesmo. Não podemos conceber um filho se não pudermos criá-lo, certo? Da mesma forma, não podemos estabelecer uma meta se não pudermos nos dedicar a ela.

O problema é que somos bombardeados por muitas vontades, muitos quereres, do chopinho com os amigos à beleza no Instagram. A “filosofia” carpe diem, a busca pela felicidade e a crença de que podemos ser tudo que quisermos ser vem nos afogando em um mar de desejos – as possibilidades e opções aumentam em proporção exponencial. O tempo, no entanto, permanece o mesmo. E, se não há tempo para tudo, minha dica é que você se concentre apenas no que é realmente relevante. Por isso, antes de conceber uma meta faça um checklist.

O que considerar antes de estabelecer uma meta

  • Quais serão os benefícios?
  • Esses benefícios realmente importam?
  • Qual será o esforço necessário?
  • Quais obstáculos poderão surgir no caminho?

Se você quer ser promovido, esteja preparado para a carga de responsabilidades, cobranças e reuniões.

Se quer conquistar uma nova formação, prepare-se para as horas de estudo e, principalmente, para o TCC.

Se a meta é conquistar um novo emprego, saiba que vai enfrentar o mercado de trabalho e seus processos seletivos exaustivos e idiossincráticos.

Se quer ganhar mais dinheiro, vai precisar trabalhar mais, produzir mais, gerar mais valor.

Milhares de oportunidades estão à nossa frente. Escolha as que fazem sentido para você e batalhe por elas.

Que a sorte esteja conosco!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*João Xavier é diretor-geral da empresa de recrutamento Ricardo Xavier.