Home > Oráculo > Por que controlar a ansiedade quando está desempregado?

Por que controlar a ansiedade quando está desempregado?

Saiba o que fazer para amenizar as cobranças pelo novo trabalho.

por Ana Lisboa*

Hoje vamos tratar de um tema bastante comum para quem está desempregado: administrar a própria ansiedade e da família e amigos. Envolver família e amigos no processo de busca de um novo trabalho é saudável e extremamente útil porque muitas novas possibilidades de emprego podem surgir. No entanto, quando as entrevistas começam a aparecer, é bastante providencial manter segredo.

Controlando a ansiedade para o desempregado

Explico. Todos estão, assim como você, muito ansiosos para receber as boas novas sobre sua recolocação e naturalmente pensam nisso a todo o momento. Essas pessoas amam você e querem seu bem, mas acabam por sufocá-lo.

As avós, queridas, encomendam novenas às Santas de devoção, as mães avisam a vizinha, a cabeleireira, a manicure, a cunhada, os vovozinhos contam para os amigos do xadrez e assim uma rede de pessoas que quer saber notícias passa a perguntar. Em vez de se sentir amado, você se sente COBRADO por estar desempregado! Tem ainda aquele parente próximo que, de tão ocupado, nem se dá conta do telefonema rápido demais que soou como cobrança:

– Oi, tudo bem?
– Tudo…
– E aí, já arrumou outro emprego?
– Não, ainda nada…
– Hum, tchau!

O que deveria ser entendido como um carinho cai como um fardo enorme de culpa sobre a cabeça para o desempregado que já está se cobrando o suficiente para não admitir nem sequer olhares desconfiados, muito menos palavras breves.

O melhor a fazer nesses casos é avisar a todos sobre sua disponibilidade para um novo trabalho, porém, quando as entrevistas começarem a surgir, o bom mesmo é dizer apenas que as coisas estão melhorando e que logo você terá excelentes novidades para contar, mas que, por hora, prefere manter segredo.

Dessa forma, as perguntas se transformam, passam a ser reiterações de esperança e fé de que o emprego novo está batendo à sua porta. Quando a boa-nova da contratação realmente chegar, conte para todos, faça festa, avise a todos os vizinhos e parentes, solte fogos, comemore de verdade! É uma conquista valiosa depois de uma batalha que muitas vezes demora meses para ser vencida. Estar sem trabalho não é vergonha, vergonha é conformar-se e desistir de procurar. Saúde e sucesso a todos!

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*Ana Lisboa é coach de Vida e Carreira.