Home > Oráculo > O VAGAS Profissões e as escolhas que fazemos

O VAGAS Profissões e as escolhas que fazemos

Por Fátima Motta

Olha aí o novo VAGAS Profissões! Se vamos falar de profissões, vamos falar de carreiras. E é impossível falar de carreiras sem falar de escolhas.

Uma pergunta que sempre faço aos meus coachees (aqueles que recebem o coaching) é:

“Na sua vida profissional, você escolheu ou foi escolhido?”

Aponto esta questão para mim mesma: como é que foi comigo? Bom, como já disse, está em mim um comichão para estar sempre lidando com coisas novas. Custei a descobrir o que isso significava na minha vida profissional. Afinal, a regra número um era cuidar da rotina, repetir padrão, suportar um mundo que se repetia.

No meu tempo — isto é, no século passado –, a gente não escolhia muito, não! A gente só obedecia, falava “amém” e maldizia o dia a dia. Claro que não era todo mundo, mas era comum. Pensar nas escolhas, no que o mundo disponibilizava para a gente, era mais uma ideia e um pensamento filosófico do que um planejamento do que se queria para a própria carreira.

Só que hoje o mundo exige outra coisa: que você pense e se aproprie de tudo que o mundo disponibiliza para sua carreira. Mas olhe lá o que você vai fazer com isso!

E é exatamente esse finalzinho que conta! Porque, muitas vezes, as escolhas podem ser para o resto de nossas vidas. E este resto pode durar tempo demais. É preciso ter cuidado, pois as escolhas têm um preço. E quem não paga o preço fica endividado em arrependimentos.

Pensando muito nisso, decidi: eu não quero isso para mim!

Veja, eu saí da posição passiva e tomei atitude: fiz minha escolha. Montei meu planejamento, reforcei meus pontos a favor, encarei os pontos fracos, lidei de frente com as adversidades, caí, levantei, pedi ajuda, aprendi, reaprendi, desprendi e … voltei ao ponto de partida!

Aos 56 anos, recomecei numa nova carreira. Uma nova história, que estou escrevendo para o livro que conta a minha vida. Exatamente como vão contar aqueles que estarão conosco aqui no VAGAS Profissões para falar de suas escolhas e de suas profissões. Pessoas que falam de vocação, de fazer o que gostam, de abraçar uma missão.

Pois este espaço que começou nesta semana não é só uma novidade. É uma grande estreia! Você pode escolher ser o protagonista desta história.

 

Fatima MottaFátima Motta é coach formada pelo Instituto EcoSocial e certificada pela ICF (International Coach Federation) e tem 30 anos na área de Recursos Humanos, treze deles como gestora no Grupo Andrade Gutierrez. Psicóloga de formação, pós-graduada em RH, atualmente atende dezenas de profissionais e trainees como coach. Fátima Motta é colaboradora exclusiva do VAGAS Profissões. Não perca as dicas de carreira que ela tem a passar!