Home > Oráculo > O seu tempo e o meu tempo

O seu tempo e o meu tempo

Por Fatima Motta

Tem uma música chamada “O tempo”, de Reginaldo Bessa, que diz:

“O tempo não para no porto, não apita na curva, não espera ninguém.”

O tempo é um ingrediente muito importante na equação que se monta para ter sucesso na carreira. Tão importante que a maioria das pessoas (não você, que está lendo isso agora!) acha que será promovida na vida só porque tem “anos de casa”.

Opa! Não é bem assim, não!

Ou melhor, até é assim em alguns lugares, como algumas instituições públicas, por exemplo. Mas é exceção e não é mais a regra. Isso tem mudado muito nos últimos tempos. Numa sociedade muito consumista como a nossa, a gente está verificando que até a nossa carreira tem prazo de validade. E é muito curto. Logo, logo, seremos substituídos por alguém mais… novo!

“Renovar” passou a ser a regra.

Todo mundo que está no mercado em busca de uma recolocação tem se deparado com a sensação — pouco explícita, é verdade — de que sua “validade” expirou. Todos pensam: “Passou dos 40 anos? O cabelo embranqueceu? Vai ser mais difícil assim.”

Mas a verdade é que o tempo passa para todo mundo. Nós, portanto, precisamos aprender a fazer dele o nosso aliado.

É com o tempo que aprendemos, descobrimos, arranjamos e viramos, se Deus quiser, uma pessoa melhor do que ontem. Que não tenhamos a falsa ilusão de que, se eu não fizer do tempo o meu aliado, as coisas vão acontecer do jeito que eu quero! Não vão, não! As coisas vão, apenas, acontecer. É, neste caso, um jogo de dados. Sorte ou revés.

Mas para acontecer do jeito que a gente quer, a gente tem que dar uma ajuda. E não é pequena! É abrir a mente, saber lidar com as perdas e com as frustrações, ser generoso, ter compaixão, usar da verdade nas relações e ralar muito. Para que, um dia, possamos acordar e sair cantando:

“És um senhor tão bonito, quanto a cara do meu filho,

Tempo, tempo, tempo, tempo

És um dos deuses mais lindos

Tempo, tempo, tempo, tempo!”

 

Fatima MottaFátima Motta é coach formada pelo Instituto EcoSocial e certificada pela ICF (International Coach Federation) e tem 30 anos na área de Recursos Humanos, treze deles como gestora no Grupo Andrade Gutierrez. Psicóloga de formação, pós-graduada em RH, atualmente atende dezenas de profissionais e trainees como coach. Fátima Motta é colaboradora exclusiva do VAGAS Profissões. Não perca as dicas de carreira que ela tem a passar!