Home > Oráculo > O que é um profissional de sucesso?

O que é um profissional de sucesso?

Mercado exige que sejamos “super-humanos” para desenvolver carreira sólida sem descuidar da vida pessoal

por Ana Lisboa*

Estamos habituados a sermos cobrados por uma carreira sólida, onde se ganha uma considerável soma de dinheiro por mês e se acumula patrimônio a todo custo. Quanto mais cedo um profissional chegar a esse nível de desenvolvimento, melhor. Considera-se que esse é um profissional de sucesso.

Ocorre que poucas dessas pessoas têm consciência de que a vida é composta de diversas outras áreas de interesse que devem ter igual atenção por parte dos profissionais, como a vida de cônjuge, de cidadão, de pai ou mãe, de filho ou filha, saúde, espiritualidade, bem-estar físico.

Estamos sempre nos deparando com profissionais de sucesso que são filhos descuidados, pais ausentes, retraídos perante a sociedade ou debilitados com relação a seu próprio bem-estar físico e emocional. Eles podem ter suas famílias sempre muito bem vestidas e munidas de todos os bens materiais que podem adquirir, mas, ao mesmo tempo, lotam as agendas de terapeutas e psicólogos por toda a cidade porque bens materiais dificilmente suprem carinho, atenção e cuidados.

Com o passar dos anos, a intolerância do profissional a estas inconsistências de sua vida faz com que o ser humano reveja seus valores e entenda que a empresa é apenas uma parte das suas obrigações. Esta fonte de tensão relacionada a valores e princípios tende a oprimir as pessoas e fazer delas reféns de sua própria carreira. É nesse ponto que o sentimento de culpa passa a interpretar o papel de inquisidor dos atos e vontades do profissional.

As empresas modernas estão muito preocupadas com produtividade e sabem que, se as pessoas não estão bem, a produtividade cai e consequentemente caem os lucros e a participação no mercado. Elas buscam profissionais com as seguintes características:

  • Foco nos clientes internos e externos;
  • Pro-atividade
  • Perfil Consultivo e Conciliador
  • Foco nos resultados
  • Fomentador de Alianças e Parcerias
  • Visionário de Negócios
  • Líder
  • Competente
  • Com constante disposição para aprendizagem
  • Compartilhador de decisões
  • Administrador

Moral da história, além de um profissional com todas essas características, temos, sim, que pensar em outros aspectos sociais, familiares e de bem-estar físico e emocional. É o peso da modernidade que constrói “super-humanos”, com armadura indestrutível e o próprio interior vulnerável.

Confesso que também me sinto oprimida pela necessidade de trabalhar muito e ao mesmo tempo desempenhar todos os outros papéis, o dia caba ficando curto demais para trabalhar, descansar, cumprir com os compromissos com as outras pessoas e cuidar de si mesmo e da família.

E você como tem se sentido ultimamente? Vale a reflexão. Até a próxima!

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*Ana Lisboa é coach de Vida e Carreira.