Home > Oráculo > Não deixe seus propósitos ficarem no meio do caminho

Não deixe seus propósitos ficarem no meio do caminho

É preciso estar atento ao que se quer e como construir o amanhã

por Fatima Almeida  Motta

Eu gosto muito dessa época do ano: pelo clima, céu azul, noites frias, roupas quentes… É aquela hora de ficar em casa, deitada no sofá e assistir a um bom filme. Recentemente, assisti “Foi apenas um sonho”, um filme maravilhoso, mas muito triste, que narra o drama de um casal que questionava se sua vida tinha sentido.  Um título bem apropriado ao enredo.

O filme mostra como somos enredados por contingências que tiram o nosso rumo, fazendo com que nossos propósitos fiquem no meio do caminho. O que isso tem a ver com o nosso assunto – carreira? Tem a ver com saber o que queremos para a nossa vida profissional, sobre construir o nosso futuro e alcançar o que almejamos com o nosso trabalho.

Na luta de matar um leão por dia, muitas vezes passamos por cima de situações que nos incomodam, nos chateiam e nos deixam infelizes no trabalho. Não fazer o que se gosta, não estar alinhado com os valores da empresa, ter uma chefe difícil, e muitas outras coisas mais, tudo isso requer da gente energia, dedicação e esforço. Afinal, somos profissionais.

Mas e a nossa vontade? É preciso estar atento ao que queremos e como construímos, hoje, o nosso amanhã, tomando para si o compromisso da própria felicidade. Não podemos deixá-la ao acaso. O compromisso é de lutar pelo queremos. Não podemos abrir mão. Ou então, ao olharmos para trás, constataremos que foi somente um sonho que não virou realidade.