Home > Oráculo > Você conhece todas as profissões da Moda? Costureira, modelista…

Você conhece todas as profissões da Moda? Costureira, modelista…

Por Ana Paula Ruiz

Responda rápido: o que faz um profissional de Moda? Pouca gente sabe definir, exatamente, o que faz cada profissional da cadeia produtiva do ramo – e a confusão só aumentou com o passar dos anos e a chegada dos cursos superiores de Moda. A verdade é que hoje as pessoas têm tantas opções para estudar e trabalhar na área de Moda que elas acabam perdidas, sem saber o que querem ou onde têm talento.

Na Promoda, a maioria das pessoas que nos procura vem em busca de um curso e acaba descobrindo que o que quer não tem nada a ver com o escolhido. As profissões mais clássicas como a de estilista, modelista ou costureira podem até parecer claras na cabeça das pessoas – o problema é que existem variações dentro destes cargos.

As funções se completam, por isso é importante conhecer o que cada um dos profissionais de Moda faz para saber onde começa e onde termina seu trabalho no dia a dia.

Estudar Moda parece simples, mas não é! É preciso escolher um curso que vai satisfazer o profissional, lembrando que a área não vive só de festas e celebridades. Hoje, o mercado brasileiro de moda movimenta cerca de US$ 25 bilhões por ano, e foi-se o tempo em que o profissional se resumia a ser um bom criativo.

As opções vão de estilistas a fotógrafos, de modelistas a costureiras de noivas, de designers a vitrinistas. Minha sugestão para quem quer entrar no mundo da Moda se resume a duas palavras: estudar e pesquisar. Para estar atualizado com as tendências da Moda, é preciso estudar muito – e sempre – pesquisar vitrines, revistas, internet e tudo que cair em suas mãos.

A ideia deste artigo é contribuir para esclarecer as dúvidas de quem pretende ser um profissional de Moda, estudar e atuar com sucesso neste concorrido mercado de trabalho.

Ana Paula Ruiz é jornalista e diretora de Marketing da escola de moda ProModa. Atua há mais de 16 anos na área de Comunicação & Marketing e já foi docente de cursos na área durante 11 anos. Acumula passagens em empresas de grande porte, nacionais e internacionais, como assessora de imprensa. Também já atuou como jornalista em diversos veículos de comunicação.