Home > Oráculo > Disciplina é liberdade

Disciplina é liberdade

Por Fabíola Lago

Muito se fala sobre a disciplina. Da minha geração, certamente o refrão “disciplina é liberdaaade…” de Renato Russo ecoou como um novo sentido, muito diferente para quem nasceu sob a ditadura e estudou Educação Moral e Cívica. Inclusive era uma disciplina de dar medo! Mas é possível ser disciplinado hoje, quando somos requisitados ao celular, por voz e SMS, redes sociais e tantas atrações virtuais? Pois eu acredito que sim, apesar de ser uma batalha diária!

Pense nesse momento ao fazer seus planejamentos diários e imagine a recompensa pela sua disciplina!

Justamente por termos nossos olhos e nosso tempo seduzidos o tempo todo por links, artigos, posts de amigos, blogs da nossa área de interesse, disciplinar-se está na ordem do dia. Mas isso não significa que tudo que você traçou como meta diária será cumprido exatamente como planejou. Sempre haverá imprevistos, trânsito, furos em reuniões, uma forte gripe e coisas do estilo.

Mas fazer um planejamento diário com a agenda de suas tarefas profissionais, domésticas e aquelas mais lúdicas, vai lhe dar um jogo de cintura para remanejar compromissos, prazos, trabalhos a serem entregues e recompensas… do tipo:

“Hoje vou assistir um filme à tarde, no meio da semana, porque mereço, resolvi todas as minhas pendências.”

Se você considerar e priorizar suas responsabilidades com aquilo que te dá prazer, disciplinar-se esse pode ser um exercício diário muito legal. Vamos aos bullets, que todo mundo adora! Quatro dicas para você experimentar:

  • Para começar esse planejamento com gosto, comece justamente pela lista das coisas que você mais gosta de fazer: ir ao cinema, shows, ler “aquele” livro, curtir uma boa comida, andar de bicicleta, dançar, dar um role no Facebook etc. Ao lado coloque quanto tempo você necessita para degustar cada uma dessas atividades;
  • Depois coloque sua rotina profissional. Quais são as atividades diárias do seu trabalho, em que horários elas acontecem? Descreva essas atividades. Se for possível, crie nas ferramentas de agenda do Outlook ou do Gmail, ou do aplicativo de sua preferência.
  • Anote seus compromissos financeiros. Uma dica boa é colocar na véspera o que deve pagar no dia seguinte, porque lembrar-se no mesmo dia pode não dar tempo de efetuar o pagamento. Coloque na agenda, virtual ou de papel (ainda minha preferida!)
  • Distribua tudo isso em uma planilha com todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, em períodos de uma hora ou duas. Você vai ver que dá para fazer quase tudo que assume e ainda sobra para fazer as coisas boas da vida, até dormir na rede com um livro de sua preferência em mãos, sem culpa.

Com a disciplina, vem o gosto pelo bem-feito, sai a angústia da sensação de atraso e como recompensa, o tempo para curtir as boas coisas da vida. Pode começar a sua listinha, depois sua agenda semanal e conte pra gente os resultados da sua nova rotina disciplinada. Afinal, Renato Russo estava certo, disciplina dá mesmo é liberdade!