Home > Oráculo > Desafios de uma mulher

Desafios de uma mulher

Fazer escolhas também é um grande desafio pra seguir em um caminho

por Paula Oliveira*

Nascer mulher me trouxe vantagens, porém muitos desafios, principalmente, porque nasci rodeada de homens. Sou a caçula de dois irmãos, cresci em uma rua que só tinha meninos e tive uma adolescência protegida por cinco homens.

Ouvia coisas que não conseguia aceitar como: “Você não pode, porque é mulher!”. Sempre considerei esta frase muito absurda, mas há 30 anos atrás era muito comum. Fico indignada ao ver que se atribuía – e ainda se atribui – ao gênero os limites de uma pessoa.

Os desafios

Os principais desafios neste cenário era conseguir o mesmo respeito e o direito de fazer o que eu desejasse. Por incrível que pareça, no meu caso, ser mulher me ajudou a conquistar este espaço. Eu, por ser mulher, podia escolher qualquer caminho sem ter toda pressão do meu pai em seguir os passos dele, algo que os meus irmãos absorveram bem.

Tive que escolher o tipo de mulher que eu gostaria de ser. Podia ser uma princesa, que ficaria presa na torre, repleta de guardas a sua volta. Ou podia ser a guerreira, que iria brigar com todos para poder ir atrás dos meus sonhos. Escolhi a guerra, onde sai do conforto que estes homens todos me proporcionavam para buscar um lugar onde eu pudesse por em prova toda a minha capacidade, – independente do gênero.

A escolha da mulher

Nesta busca eu encontrei um grupo de mulheres que também queriam ir ao mundo mostrar o potencial de “mulheres guerreiras”. Com este grupo consegui provar a mim mesma que a capacidade de produzir não está restrita ao gênero e sim à inteligência e à vontade de querer fazer algo que fizesse sentido a minha a vida.

Hoje, da mesma forma que o herói que retorna a sua origem após a guerra, eu de uma forma madura e serena estou retornando à família. Desta maneira percebo que estes homens me ensinaram o valor do trabalho e mesmo com toda a proteção me possibilitaram ser quem sou atualmente. Vale ressaltar que eu, acima de tudo, valorizo a única mulher que não teve a mesma liberdade e que me incentivou ser a guerreira que sou.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite as inúmeras vagas. Se você já tem um cadastro, atualize-o e não perca as oportunidades.

*Paula é coach, psicóloga, tia com 20 anos de experiência em desenvolvimento organizacional e seleção. Bem humorada, brava e inconformada. Apaixonada por viagens e por acompanhar a evolução de pessoas e empresas.