Home > Oráculo > Como você imagina sua carreira no futuro?

Como você imagina sua carreira no futuro?

É preciso reconhecer suas motivações para agir como autor da sua história

por Stephanie Crispino*

Quando você para e pensa sobre a sua carreira no futuro e como ela será daqui a alguns anos, que imagem vem à sua cabeça? Você se vê arrumado, andando apressado para lá e para cá, entre uma reunião e a próxima já com café na mão para dar conta de fazer tudo que é preciso naquele dia?

Como será sua carreira no futuro

Feche os olhos por um tempo suficiente para você enxergar bem essa cena do seu futuro e quais os elementos que a compõem:

  • Cenário. Qual o contexto desse momento? Onde você está? O que vê a sua volta?
  • Enredo. O que você está fazendo? No que está pensando? Está indo atrás de algo?
  • Elenco. Quem são as pessoas que fazem parte dessa imagem? Qual o papel de cada uma?
  • Ambientação. Ir além dos aspectos concretos dessa cena é fundamental para começar a decifrá-la. Como você se sente? Quais as emoções, angústias e desejos presentes?

Essa breve cena pode ajudar a entender a perspectiva de sucesso que você adota para si e como ela pode influenciar a concepção da sua carreira no futuro. O primeiro passo, agora, é decifrar os porquês. Tente entender por que você enxerga a sua carreira dessa maneira e o que esta visão diz sobre o que é sucesso para você. Por que será que você se vê em um escritório e não andando pela rua? Por que há ou não há pessoas?

Ao se deparar com esses porquês, você pode começar a contestar essa imagem, entendendo de onde, de fato, ela vem. Foi você que criou cada um dos componentes dessa cena ou não tem muita ideia por que as coisas apareceram dessa exata maneira? Essa cena faz sentido para você?

Começar a buscar a fonte dessa visão sobre a sua carreira no futuro e o que seria sucesso dentro dela é entender as motivações que correm pelos bastidores. Motivações podem surgir de dentro de você (motivações intrínsecas) ou de fora – do ambiente, das pessoas a sua volta ou da sociedade. São as motivações extrínsecas. Aquilo que você imagina para o seu futuro vem genuinamente de você ou foi introduzido por outras pessoas?

Para você descobrir se é apenas um personagem seguindo um roteiro que mal sabe o propósito ou se é o verdadeiro autor da sua história, a chave é detectar as suas motivações intrínsecas. O que realmente move você e qual a moral que você quer dar para essa história? Pense nisso. E boa sorte!

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o agora!

 

*Stephanie é coach de carreira e fundadora da Proposital Coaching.