Home > Oráculo > Propósito no trabalho: como encontrar o seu

Propósito no trabalho: como encontrar o seu

Ter um propósito no trabalho significa encontrar um sentido para o que você faz no seu emprego. É aquilo que faz você ter vontade – vontade mesmo, de verdade – de sair da cama, se arrumar, tomar um bom café da manhã para ser produtivo, eficiente e realizado no trabalho. É diferente, por exemplo, de apenas trabalhar para ganhar um bom salário e poder curtir bons momentos longe do escritório. Quando você trabalha com propósito você encontra realização e bons momentos ali mesmo, nas suas tarefas diárias.

Encontrar esse propósito nem sempre é fácil. Há, sim, uma infinidade de textos que dão dicas para isso, mas poucas delas realmente podem ser utilizadas na prática. Por isso, o coach Steve Errey, que trabalha para ajudar as pessoas a usar sua autoconfiança para realizar coisas que importam, reuniu 4 recomendações úteis, segundo ele, para encontrar um sentido no trabalho. Confira!

4 formas práticas de encontrar propósito no trabalho

1. Considere pequenas atitudes cotidianas

Segundo o coach, um erro de quem começa a pensar em propósito é considerar apenas possibilidades com grande impacto no mundo. Não é esse o caminho, ele alerta. “O propósito pode ser encontrado nos momentos simples da vida”, afirma. Segurar a porta para alguém passar, por exemplo. Perguntar sobre o dia de alguém da equipe não para passar o tempo, mas porque você realmente tem interesse em saber. Para ele, pequenas atitudes cotidianas podem ajudar a encontrar um propósito tanto quanto aqueles objetivos de grande impacto na vida da humanidade.

2. Saiba o que faz você se mover

“Propósito sem significado não é propósito”, afirma Steve. Segundo o especialista, quando você sabe o que tem valor para você nos outros e no mundo, você consegue fazer qualquer atividade ou ter determinado comportamento com a sensação de que aquilo realmente importa de alguma forma.

Se você valoriza o riso, prepare-se para exibir um sorriso nos seus relacionamentos comerciais e seja sempre generoso com o seu humor. Ou, se você valoriza a conexão, conectar-se e compartilhar abertamente com as pessoas ao seu redor dará a você um propósito.

Mas atenção: esses valores pessoais não podem ser promessas vazias. É preciso descobrir de verdade qual é a sua motivação.

3. Deixe o local melhor do que você encontrou

Por quantos ambiente você passa durante um dia típico de trabalho? E se você decidisse nunca sair de um lugar sem antes fazer alguma coisa para que ele fique melhor? Você pode oferecer ajuda em algum assunto que conhece bem, pode fazer um elogio sincero ou simplesmente prestar atenção em alguém. Encontre um propósito no trabalho em cada sala em que você entrar e imagine que diferença você pode fazer ali naquele momento.

4. Pense em um legado mais simples

Legado é algo que você deixa para as próximas gerações. Todo mundo quer deixar alguma marca, mas nem todos estão destinados a deixar um legado como Michelangelo, Madre Teresa ou Mandela. Considere pequenos legados que você possa deixar. Alguma coisa que você tenha e possa oferecer aos outros. Tempo, consideração, conhecimento, empatia, experiência. Todo tipo de generosidade vale.

Por fim, o coach lembra que propósito é uma coisa engraçada. “Às vezes fugaz, às vezes revigorante, às vezes irritante”, diz ele. “Especialmente no trabalho, tudo isso se resume em escolher entre se engajar com o que você tem ou lutar com o que você não é”, afirma. Qual a sua escolha hoje? 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.9