Home > Oráculo > Como escolher o curso de graduação?

Como escolher o curso de graduação?

Confira algumas dicas que podem auxiliar na escolha da sua faculdade

*por Educa Mais Brasil

Você precisa decidir qual graduação fazer, como será sua futura carreira e isso está tirando o seu sono? Tem toda a razão. Terminar o Ensino Médio e escolher o curso ideal não é uma tarefa simples. Nem sempre os estudantes acertam na primeira tentativa. A inocente pergunta feita com frequência na infância – o que você quer ser quando crescer? – não é brincadeira. A resposta fica cada vez mais séria com a proximidade da idade adulta.

A escolha do curso de graduação que melhor se adequa a sua personalidade está ligada também ao quanto você se conhece. Você sabe quais são os seus gostos, habilidades e personalidade? No que você é bom? Quando você tiver essas respostas, fica mais fácil traçar um plano de quais cursos e carreiras gostaria de investir. Além disso, é preciso decidir se o melhor para você é uma graduação a distância ou presencial.

A internet é um excelente meio de pesquisa. No ambiente virtual existe uma série de testes vocacionais que te auxiliam nessa decisão e também sites como o Vagas.com.br que ajudam as pessoas a encontrarem uma colocação ou até mesmo identificarem uma nova profissão. É essencial buscar também o maior número de informações visitando as instituições de ensino, conversando com coordenadores, professores e, principalmente, profissionais que já atuam na área que você se identifica.

Erica Sousa, estudante do 1º semestre de Nutrição, conta que buscou auxílio na Internet. Nunca teve dúvidas de que queria ser uma nutricionista, mas pesquisou tudo sobre o curso antes na web. “Eu não pedi opinião para ninguém porque já estava certa do que realmente queria. Só entrei na internet para confirmar a minha decisão. Além de pesquisar informações básicas sobre o curso, eu também pesquisei sobre as matérias que fariam parte da minha grade curricular. Confesso que ajudou bastante”, conta a estudante da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.

Como escolher qual graduação fazer?

Antes de se desesperar e sair pesquisando sobre todas as profissões que existem no mundo, é aconselhável seguir alguns passos. Veja quais são:

1 – Exercitar o autoconhecimento

É normal que algumas pessoas sintam dificuldade para decidir qual carreira seguir. Nessa hora, o teste vocacional pode ser uma ferramenta útil na determinação das áreas em que você tem pontos fortes e limitações. O resultado ajuda a escolher uma carreira que esteja em sintonia com seus objetivos. E o melhor: há testes vocacionais online e gratuitos.

2 – Procurar um especialista

A orientadora Thais Lima, responsável pela empresa Orientação Profissional EAD, aconselha que, além de fazer o teste vocacional online, os estudantes mais angustiados com a escolha procurem um especialista, como coaches de carreira, professores ou pessoas que trabalham na área que deseja estudar. “Buscar ajuda de um profissional é muito importante, já que a abordagem é feita em cima de um objetivo específico. A intenção da orientação é realmente fazer com que o estudante se conheça mais, só que de uma forma mais rápida. Tem gente que realmente tem dificuldade maior de tomar uma decisão”, acrescenta a orientadora.

3 – Faça um planejamento

Se existisse uma receita ou fórmula para ajudar nessa decisão, muita gente não precisaria largar a faculdade antes de concluir a graduação por falta de afinidade com a área. Somos levados a definir a profissão muito cedo e, quando nos damos conta, estamos frequentando um curso que não tem a ver com nosso perfil. Mas para evitar esse tipo de arrependimento, é importante se planejar. Confira alguns passos que podem ajudar nessa tomada de decisão:

  • Analise-se: liste suas habilidades, gostos e personalidade;
  • Busque informações de fora: Procure as carreiras que permitirão aplicar e desenvolver suas habilidades e junte a maior quantidade possível de informações sobre elas;
  • Pergunte-se: eu conheço bem o curso que pretendo fazer? Já dei uma olhada na grade para ver quais matérias vou estudar?;
  • Conheça tudo sobre sua nova profissão: que atividades terei de fazer nessa profissão? Vou gostar de desempenhar tais funções?

Depois de escolher qual curso fazer, o próximo passo será escolher em qual faculdade. Essa é uma etapa muito importante e você pode contar com o site Educa Mais Brasil, que oferece até 70% de desconto na mensalidade de diversas universidades. O programa educacional possui mais de 18 mil instituições parceiras em todo Brasil e a inscrição no site é gratuita.

* Educa Mais Brasil é um portal que auxilia futuros estudantes. Este texto é um publieditorial.