Home > Oráculo > Assuma a responsabilidade e faça sua carreira acontecer

Assuma a responsabilidade e faça sua carreira acontecer

Veja como é possível fazer as coisas acontecerem na sua vida profissional

por Eric Fer*

Se as coisas não estão acontecendo na sua vida profissional mesmo que se esforce. Se você está há muito tempo na mesma posição sem conseguir progredir… Eu tenho uma notícia que talvez você não goste de saber: a responsabilidade é totalmente sua!!

Desculpe, não quero ser grosseiro, pelo contrário. Minha intenção é que você possa crescer o mais rápido e o mais alto que puder. E tudo começa exatamente por aí: ser responsável pela sua própria carreira.

Talvez você entenda que já está sendo responsável pela sua carreira, afinal você trabalha bastante, cumpre seus horários, entrega no prazo, tem um bom relacionamento com os colegas.

Mas será que isso é suficiente?

Ser responsável pela sua própria carreira é definir o que você quer, saber como vai chegar lá e fazer algo a respeito. Ou seja, você está no controle!! Não é a empresa ou outra pessoa que vai fazer você crescer. É você mesmo!

Quer saber como se tornar realmente responsável pela sua vida profissional? A seguir.

3 perspectivas para assumir a responsabilidade sobre sua carreira

1) Onde quer chegar?

Essa é uma pergunta que para muitas pessoas pode ser muito difícil de responder. Uma ferramenta simples é se sentar com um papel e caneta e comecar a escrever. Ao fazer isso, você torna mais concretas suas ideias, usando vários sentidos ao mesmo tempo, o que cria novas percepções e pode deixar ainda mais claro onde quer chegar.

Antes de saber qual é seu objetivo de carreira, qualquer outra estratégia será falha e um gasto desnecessário de esforço.

Agora, aqui tem uma sacada: você não precisa saber com precisão cirúrgica o que vai fazer da vida. Ter um objetivo mesmo que macro, mesmo que para o curto prazo, já vai  colocar você num caminho de crescimento.

2) Como vai chegar?

Uma vez sabendo minimamente onde quer chegar, o próximo passo é montar um plano para isso acontecer. E novamente podemos usar a extrema simplicidade para que você possa começar uma jornada responsável de carreira:

  • Escreva um prazo (em meses ou anos) para chegar no seu objetivo de carreira;

  • Escreva alguns passos (4 ou 5) que fariam parte da sua trajetória entre hoje e a data do seu objetivo.

Aí está seu plano de carreira! E não substime esses passos. São simples, sim, mas são a diferença entre você começar a realizar e continuar estagnado onde está.

A sacada dessa estratégia é você ter algo feito e visível. A partir daí você pode elaborar se quiser. Lembre-se: “Feito é melhor que perfeito!”

3) O que você está fazendo hoje para chegar lá?

A essa altura você já tem um plano e alguns passos para seguir. Então mãos à obra!!

E o melhor de tudo é que você não precisa se preocupar com a forma como vai chegar ao seu objetivo. Você só precisa saber como vai cumprir o próximo passo do plano. É ou não é como se você tirasse um peso das costas?

Para ficar ainda mais concreto para você, aí vai um desafio:

“O que você pode fazer nos próximos 7 dias para dar um pequeno passo em direção ao seu objetivo?”

Mesmo que você mude de ideia e queira outra coisa no futuro, você ainda estará sendo responsável por sua vida profissional se continuar a ter clareza do que quer, como vai fazer para chegar lá e estiver fazendo algo continuamente a respeito.

Agora é a sua vez. Vai lá e faz!!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*Eric Fer é Coach de Carreira para Profissionais de T.I. e ajuda esses profissionais a avançar na carreira para alcançar realização profissional e pessoal.