Home > Oráculo > A arte de bem servir

A arte de bem servir

Por Fátima Motta

Ah, que coisa boa alguém vir até nós e nos oferecer algo… É um gesto de colocar algo ao nosso alcance. Pode ser uma comidinha, uma bebidinha; é uma oferta de atendimento, um agrado.

E quando isso tem a ver com carreira?

Na grande parte das vezes, nosso trabalho envolve estar disponível para o outro, fazer algo para o outro, oferecer uma prestação de serviços ao outro. Há uma ampla gama de atividades quem tem estreita relação com o ato de servir. Temos que executar uma função, entregar um produto, atender uma solicitação… mas antes, temos que servir. E eu andei reparando que essa questão anda um pouco (para não dizer “bastante”) descuidada.

Viajo com frequência e, claro, frequento as lojinhas de cafés dos aeroportos. Um dia desses, reparei: o movimento no balcão era razoável e atrás dele, umas cinco pessoas atendiam os clientes.

Ponto no. 1: Não paravam de conversar entre si, em voz alta, gargalhando, para quem quisesse ouvir.
Ponto no. 2: Muitas vezes, quem recebia o pagamento era a mesma pessoa que servia o café.
Ponto no. 3: Será que estou ficando surda? Juro que não ouvi um “bom dia”!
Ponto no. 4: A atendente mal olhou para mim. Não perguntou o que queria e se limitou a levantar as sobrancelhas e a fazer um gesto de ombros em minha direção, como quem diz “vai rolar o quê?”.

Que falta de atenção! Ou melhor, de educação!

Então você não entendeu que servir é estar atento ao outro, com todos os sentidos em alerta e os músculos prontos para a ação? E que o sentido é de estar à disposição do outro? Com interesse, disponibilidade e gentileza de prontidão?

Pois então, ao escolher sua carreira, preste atenção no tanto e na forma de estar servindo ao outro. Esta parte é uma das mais nobres em uma vida digna, de realização pessoal e profissional. Não dá para ser de qualquer jeito. Relacionamento demanda cuidado, atenção, disposição. Lembremo-nos sempre disso.

 

Fatima MottaFátima Motta é coach formada pelo Instituto EcoSocial e certificada pela ICF (International Coach Federation) e tem 30 anos na área de Recursos Humanos, treze deles como gestora no Grupo Andrade Gutierrez. Psicóloga de formação, pós-graduada em RH, atualmente atende dezenas de profissionais e trainees como coach. Fátima Motta é colaboradora exclusiva do VAGAS Profissões. Não perca as dicas de carreira que ela tem a passar!