Home > Oráculo > 4 recomendações para ter disciplina e alcançar suas metas

4 recomendações para ter disciplina e alcançar suas metas

Veja como estabelecer passos para não se desviar do caminho

Ter disciplina é importante para seguir com seus planos mesmo em condições desfavoráveis. Decidir começar um curso e se dedicar como deveria até o fim. Frequentar a academia além dos dois primeiros meses, mesmo quando bate aquele cansaço. A questão é que tomar a decisão de fazer algo e até começar não é o problema na maioria das vezes. O grande desafio é manter o compromisso e fazer tudo o que sabemos que precisa ser feito para alcançar a meta desejada. 

É muito comum as pessoas desistirem de projetos muito longos ou até daqueles que são para o resto da vida. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo a ter disciplina.

Aprenda a ter disciplina para alcançar seus objetivos

1. A ferramenta stickK, para criar incentivos e comprometimento, aumentando suas chances de sucesso 

É um serviço on-line no qual você determina um objetivo e faz um Contrato de Comprometimento, tendo como opção cadastrar algumas pessoas como fiscais do seu contrato e outras como incentivadoras: ambas saberão se você será bem-sucedido ou não. Os dados do stickK mostram que quem cria um Contrato de Comprometimento:

– Destacando um fiscal, aumenta as chances de sucesso em até 2 vezes.

– Colocando dinheiro, aumenta em até 3 vezes.

Desta forma, podemos concluir que as pessoas não querem se expor negativamente e, muito menos, deixar que qualquer instituição pegue o seu dinheiro.

2. Google Calendar 

Há vários tutoriais dando dicas úteis sobre todos os recursos. Insira dias e horários para fazer atividades livres, ou seja, que podem ser feitas a qualquer momento. Essas são as mais difíceis de serem mantidas e, muitas vezes, muito importantes, como: ler livros, fazer ginástica, caminhar, estudar um idioma etc.

Você consegue colocar um alerta para 30 minutos antes do horário agendado. Essa agenda é a sustentação do seu contrato de comprometimento. Não caia na armadilha do: “Depois eu faço” ou “Faço amanhã”. Vai acontecer o que se passa com muitas pessoas que compram um semestre ou um ano nas academias de ginástica, fazem um mês e depois não vão mais. Cerca de 2% dos alunos seguem regularmente suas atividades físicas…

3. Estabelecimento de pequenas metas

É muito importante desmembrar o objetivo macro em pequenas metas, por exemplo: ler 5 páginas de um livro por dia; aprender de 5 a 10 palavras novas por semana; assistir a um episódio de sua série preferida em inglês com legenda em inglês por semana; começar com uma caminhada por semana de 30 minutos; ler dois artigos por semana sobre sua área de atuação. As metas macro podem ser: manter-se atualizado, melhorar sua fluência no inglês, cuidar da sua saúde etc.

Quando você estabelece pequenas metas e consegue alcançá-las, você fica motivado e a motivação é a mola propulsora para a disciplina.

4. Busca de autoconhecimento

Avalie seu comportamento quando ninguém o observa ou controla, como na música do Capital Inicial:

“o que você faz quando

ninguém te vê fazendo

ou o que você queria fazer

se ninguém pudesse te ver”

Descubra quais são seus gatilhos de fuga da disciplina. Muitas vezes, você é a barreira, porque se deixa levar por suas crenças e comportamentos sabotadores.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.

Ligia Crispino, autora do post, é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto. Formada em Letras e Tradução/Interpretação pela Unibero, possui cursos em Marketing de Serviços pela FGV; Gestão de Pessoas pelo Ibmec; Branding e Inteligência Competitiva, ambos pela ESPM; Business English em Boston. É analista quântica e dá palestras sobre comunicação, ensino, gestão de negócios e pessoas. Ligia escreve mensalmente para o VAGAS Profissões.