Home > Busca de emprego > Candidaturas > Recebendo e-mails com oportunidades fora do perfil? Entenda

Recebendo e-mails com oportunidades fora do perfil? Entenda

Alerta de vagas é enviado com base na sua navegação e nas candidaturas que você realiza pelo celular ou computador

Você tem recebido alertas de vagas com oportunidades fora do perfil? Vamos explicar o que deve estar acontecendo e como você pode mudar isso. 

Para começar, é importante entender que os alertas do VAGAS seguem a mesma lógica das recomendações de compra do comércio eletrônico.

Sabe quando você navega por uma loja online e a partir de então começa a receber várias ofertas de produtos iguais ou parecidos com aqueles que você pesquisou? É disso que estamos falando.

Como são enviados os alertas de vagas?

A recomendação de vagas que o VAGAS envia por e-mail é feita de acordo com a sua movimentação pelo nosso site. “O usuário VAGAS busca determinadas oportunidades e vai navegando por elas”, explica Anna Carolina Esposito, marketing de produto na VAGAS. “Ele também se candidata às vagas em que está mais interessado”, diz ela. 

A partir dessa navegação, nossos robôs passam a sugerir vagas parecidas com aquelas que você visitou ou se candidatou no site. Essas vagas parecidas são enviadas em forma de “alerta” para o seu email cadastrado. 

diagrama apresentando que as vagas que você visualiza somadas as vagas que você se candidatou resultam nas vagas recomendadas

A intenção é justamente ajudar o candidato a encontrar o que procura. No momento da navegação no site, talvez você não tenha visto uma vaga que pode ser interessante. Ou é possível que a vaga tenha sido aberta depois que você deixou o site.

“A função do robô é enviar essas oportunidades por e-mail para o profissional não perder nenhuma oportunidade”, afirma Anna Carolina. 

Por que recebo oportunidades fora do perfil?

Anna Carolina explica que alguns candidatos recebem oportunidades fora do perfil porque, durante a navegação, acabam visualizando vagas diferentes das que estão procurando. 

Talvez isso tenha acontecido com você. Você procura, por exemplo, vaga para analista de dados, mas tem curiosidade de saber quanto ganha um gerente de marketing.

“O robô não sabe que você visualizou aquelas vagas apenas por curiosidade”, diz ela. “Ele entende que você pode estar de fato interessado nesses dois tipos de oportunidades e envia sugestões parecidas com elas”, afirma. Entendeu a confusão?

O que posso fazer para não receber mais vagas fora do meu perfil?

O ideal é que durante um mês você realize pelo menos três candidaturas a vagas que tenham o seu perfil. Dessa forma, o robô vai entender muito bem o que você está procurando e possivelmente não vai mais enviar oportunidades fora do perfil. Isso porque o robô dá mais importância para as candidaturas que você realiza do que para as vagas que apenas visita. 

Outra dica importante é que você saia do seu perfil quando for buscar oportunidades para um amigo ou um familiar no site do VAGAS. Seu irmão, por exemplo, pode estar buscando vagas de estágio. Se ele fizer isso usando o seu login no VAGAS, o nosso robô vai entender que é você que está fazendo a busca.

O melhor, então, é fazer a busca com o login dele ou, se ele ainda não tiver um, basta se cadastrar no VAGAS

Como receber mais vagas com meu perfil?

Existem alguns cuidados essenciais que você deve tomar para receber mais vagas com seu perfil:

  1. Candidatar-se a pelo menos 3 oportunidades com seu perfil por mês;
  2. Navegar apenas por oportunidades que de fato interessem a você quando estiver logado no VAGAS;
  3. Fazer logout do VAGAS antes de procurar oportunidades para outras pessoas ou apenas visualizar vagas por curiosidade;
  4. Atualizar seu currículo.

Sobre os três primeiros nós falamos nos itens anteriores, certo?

O cuidado número 4, no entanto, também é muito importante, especialmente para você não deixar de receber uma vaga que pode ser interessante. 

Vamos imaginar que quando você preencheu seu currículo no VAGAS, sinalizou que não aceitaria mudar de cidade para trabalhar. Isso foi há anos e você nunca mais alterou essa informação. 

Agora, imagine que você é de Curitiba, mas está procurando emprego há vários meses e agora, sim, aceitaria mudar de cidade para começar a trabalhar. Se você não alterar essa informação no currículo, mesmo que exista uma vaga exatamente com seu perfil em São Paulo, provavelmente o robô não vá enviar o alerta para seu e-mail. Afinal, o que ele sabe é que você quer continuar na sua cidade.

O mesmo vale para objetivo profissional, faixa salarial etc. Mantenha suas informações atualizadas. Fique atento às nossas dicas e boa sorte na busca por um novo emprego! #SeguimosEmFrente


Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.