Home > Busca de emprego > Currículo > Objetivo Profissional: um passo para o sucesso

Objetivo Profissional: um passo para o sucesso

É importante atualizar esse campo do seu currículo para conseguir mais visibilidade

Neste artigo você aprenderá a preencher de forma correta e atrativa o campo objetivo profissional do currículo.

Se você nunca prestou atenção nisso, pare agora mesmo para revisar o seu currículo, pois você pode estar perdendo muitas oportunidades de chegar até o recrutador e ser convidado para uma entrevista de emprego. Vamos lá?

Como preencher o objetivo profissional do seu currículo 

O objetivo profissional é um dos campos mais importantes do currículo. Afinal, é ele que mostra que tipo de vaga você está procurando e quais são as suas expectativas profissionais para o momento.

Acredite: é essencial preencher essa informação com atenção e conferir se o seu objetivo está alinhado à vaga que você está se candidatando. Isso aumenta muito as chances de o seu currículo ser encontrado. 

Confira no vídeo abaixo um passo a passo para preencher esse campo e fazer seu currículo se destacar nas primeiras etapas da seleção:

Como seu objetivo profissional deve ser

Há vários elementos que devem ser levados em consideração na hora de descrever seu Objetivo Profissional no currículoEle precisa ser específico, focado, conhecido, otimizado e alinhado.

Confira o que significa cada um desses 5 pontos essenciais:

  • Específico

Preencha com a área desejada e nível hierárquico que você se encontra profissionalmente.

  • Focado

É possível colocar mais de um cargo de preferência, desde que ele esteja dentro da mesma área.

  • Conhecido

Escreva cargos “de mercado”, ou seja, evite terminologias internas de sua empresa.

  • Otimizado

3 em cada 5 currículos lidos pelos recrutadores no VAGAS.com.br têm um objetivo profissional entre 51 e 100 caracteres (foque nas palavras-chave dos anúncios de vaga da sua área).

  • Alinhado

Leve em conta seus cursos, experiências profissionais e áreas de interesse definidas no currículo (no VAGAS.com.br você pode colocar até 5 opções de áreas). Preste atenção se o seu objetivo profissional está alinhado a essas áreas.

É preciso que seu currículo faça sentido e demonstre consistência tanto em relação ao seu histórico e formação quanto às suas expectativas. 

Exemplos práticos

Agora que você já sabe o passo a passo para preencher esse campo corretamente em seu currículo, veja alguns exemplos do que é correto e do que muita gente faz, mas que, para o seu bem, eu não aconselho que você faça:

1. Cargo do anúncio de emprego: Jovem Aprendiz

Incorreto:

Contribuir para o crescimento da empresa

Correto:

Jovem Aprendiz

2. Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo

Incorreto:

À disposição da empresa

Correto:

Assistente Administrativo

3. Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno

Incorreto:

Área Financeira

Correto:

Analista Financeiro Pleno

4. Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos

Incorreto:

RH

Correto:

Coordenador de Recursos Humanos

Percebeu que a “mágica” é fazer com que seu objetivo profissional seja igual ao cargo anunciado na vaga? É neste campo que o RH valida se você tem ou não interesse na vaga.

Lembra que no início do artigo falamos que o objetivo profissional indica o tipo de vaga que você está procurando e quais são as suas expectativas? É exatamente isso.  

É importante, no entanto, prestar atenção em um detalhe. Pode ser arriscado alterar essa informação no seu currículo na VAGAS.com.br para cada candidatura que você quiser disputar. Isso porque cada atualização anula a versão anterior. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

Próximo passo >>

Como preencher Resumo Profissional

*Thayane Fernandes, autora do post, começou sua carreira como recrutadora e se especializou em Marketing e Mídias Digitais. Ela escreve artigos sobre carreira e trabalhou na VAGAS.com entre 2013-2019.