Home > Busca de emprego > Currículo > Objetivo profissional: dicas para atualizar seu currículo

Objetivo profissional: dicas para atualizar seu currículo

É importante atualizar esse campo do seu currículo para conseguir mais visibilidade

Preencher corretamente o campo objetivo profissional é indispensável para fazer com que seu currículo chegue até o recrutador. Só assim você terá chances de ser convidado para uma entrevista de emprego e mostrar – cara a cara – quem você é. 

Portanto, se você nunca deu atenção a essa informação e colocou ali qualquer coisa só para preencher o espaço, pare agora mesmo para atualizar seu currículo e preencher este campo da melhor forma possível. Neste post, vamos explicar o que é exatamente o “objetivo profissional” do currículo e o que você deve escrever ali de acordo com o que estiver buscando para sua carreira. Vamos lá?

Qual seu objetivo profissional, afinal?

Pode respirar porque esta pergunta não é nada filosófica. Pelo contrário, é uma questão bastante prática que deve ser respondida em pouquíssimas palavras. Não estamos falando aqui do seu objetivo na vida, do lugar que você quer alcançar ou do seu sonho profissional. Essa é uma outra história. 

O objetivo profissional do currículo é o cargo que você quer ocupar quando se candidata a uma vaga. Viu como é mais simples do que parece?

O que colocar no objetivo do currículo?

Preencher este campo também é muito simples. Quando você se candidata a uma vaga, seu “objetivo profissional” é basicamente o cargo a que você está se candidatando. 

Por exemplo, você está se candidatando a uma vaga de analista de marketing. Qual é o objetivo profissional que você deve colocar no currículo que vai enviar para essa empresa? Exatamente o mesmo: analista de marketing. 

Ao preencher um currículo em uma plataforma como a VAGAS.com.br, porém, é importante definir um objetivo profissional que seja adequado para a maior parte das vagas a que você está se candidatando. Nós não recomendamos que você altere o objetivo profissional toda vez que fizer uma inscrição porque cada alteração realizada anula a versão anterior do currículo. 

Portanto, para preencher o campo da melhor forma, você deve levar em consideração como a maioria das empresas define o cargo que você quer ocupar. A maior parte das empresas tem vaga para “analista de mkt”, mas duas ou três anunciam a oportunidade como “comunicação e marketing jr”. A dica? Utilize a definição da maioria. E, se todas utilizarem algum termo em comum (marketing, no caso), certifique-se de que ele faz parte do seu objetivo profissional. Assim, mesmo as empresas que usam outra definição para o cargo que você quer ocupar têm chances de encontrar seu currículo na triagem. 

Por que inserir um objetivo no CV?

O objetivo profissional é um dos campos mais importantes do currículo. Afinal, é ele que mostra que tipo de vaga você está procurando e quais são as suas expectativas profissionais para o momento.

Acredite: é essencial preencher essa informação com atenção e conferir se o seu objetivo está alinhado à vaga que você está se candidatando. Como dissemos, esse cuidado aumenta muito as chances de o seu currículo ser encontrado e é um critério muito utilizado pelos recrutadores no momento de “filtrar” e selecionar os currículos que serão visualizados. 

Confira no vídeo abaixo um passo a passo para preencher esse campo e fazer seu currículo se destacar nas primeiras etapas da seleção. 

Como preencher o objetivo profissional do seu currículo

O objetivo do currículo deve ser identificado com base em duas informações: 

  • O cargo que você ocupa ou pretende ocupar neste momento;
  • O título da vaga que você quer disputar. 

Se os dois itens coincidirem, seu objetivo profissional está decidido. Se eles forem diferentes, é preciso pensar qual deles faz mais sentido no momento. 

Vale lembrar que o objetivo do currículo precisa estar alinhado a esses dois fatores para fazer sentido tanto em relação ao seu histórico profissional quanto à sua candidatura à vaga. 

Como seu objetivo profissional deve ser

Há vários elementos que devem ser levados em consideração na hora de descrever seu objetivo profissional no currículo. Ele precisa ser específico, focado, conhecido, otimizado e alinhado.

Confira o que significa cada um desses 5 pontos essenciais:

Específico

Preencha com a área e nível hierárquico que você deseja.

Focado

É possível colocar mais de um cargo de preferência, desde que ele esteja dentro da mesma área.

Conhecido

Escreva cargos “de mercado”, ou seja, evite terminologias internas de sua empresa.

Otimizado

3 em cada 5 currículos lidos pelos recrutadores no VAGAS.com.br têm um objetivo profissional entre 51 e 100 caracteres (foque nas palavras-chave dos anúncios de vaga da sua área).

Alinhado

Leve em conta seus cursos, experiências profissionais e áreas de interesse definidas no currículo (no VAGAS.com.br você pode colocar até 5 opções de áreas). Preste atenção se o seu objetivo profissional está alinhado a essas áreas.

É preciso que seu currículo faça sentido e demonstre consistência tanto em relação ao seu histórico e formação quanto às suas expectativas.

Exemplos de objetivo do CV

Agora que você já sabe o passo a passo para preencher esse campo corretamente em seu currículo, veja alguns exemplos do que é correto e do que evitar:

Cargo do anúncio de emprego: Jovem Aprendiz

Objetivo incorreto: Contribuir para o crescimento da empresa

Objetivo correto: Jovem Aprendiz

Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo

Objetivo incorreto: À disposição da empresa

Objetivo correto: Assistente Administrativo

Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno

Objetivo incorreto: Área Financeira

Objetivo correto: Analista Financeiro 

Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos

Objetivo incorreto: RH

Objetivo correto: Coordenador de Recursos Humanos

Viu como a “mágica” é fazer com que seu objetivo profissional seja igual ao cargo anunciado na vaga? É neste campo que o RH valida se você tem ou não interesse na vaga. E é fazendo esse alinhamento que seu currículo tem mais chances de ser selecionado pela triagem automática. 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.