Home > Carreira > Primeiro emprego > O que você precisa saber para ser estagiário

O que você precisa saber para ser estagiário

Confira tudo o que é preciso saber para começar mais esta etapa na sua vida

Ser estagiário é o sonho da maior parte dos jovens profissionais que querem entrar no mercado de trabalho já na sua área de atuação. É o seu caso? Confira neste post tudo o que você precisa saber para conseguir sua vaga e se sair bem na empresa. 

O que é ser um estagiário?

Estagiário é alguém que trabalha em uma empresa para começar a desenvolver atividades relacionadas à sua área de formação. O estagiário tem responsabilidades e carga horária definidas em um termo de compromisso assinado entre ele, empresa e instituição de ensino.

Quem pode ser estagiário?

Para ser estagiário você precisa estar matriculado e ter frequência regular em algum curso de educação superior, curso técnico ou ensino médio. 

Tem idade para ser estagiário?

Não há idade ideal ou limite para se tornar estagiário, contudo o melhor momento de buscar estágio é do meio para o final do curso. Vale lembrar que a lei sobre Estágio (Lei nº 11.788, de 25/09/2008) prevê que a duração do estágio não ultrapasse dois anos, exceto quando se tratar de pessoas com deficiência. 

Também é importante entender que a maioria das empresas busca estagiários que estejam até o penúltimo ou último ano do curso para que, depois do período máximo de contrato, eles possam ser efetivados, se for o caso. Fique atento, porém, porque se você deixar a busca por estágio muito para o final do curso, pode não atender aos requisitos da vaga.

Como ser um bom estagiário 

Um estagiário chega à empresa para: 

  • executar e auxiliar determinadas tarefas sob orientação de gestores;
  • assumir responsabilidades;
  • aprender, aprender e aprender.

Portanto, para ser um bom estagiário você deve seguir algumas recomendações que detalhamos logo abaixo. 

Tenha humildade para perguntar e aprender

Considerando os três tópicos acima, podemos entender que o primeiro passo para ser um bom estagiário é estar aberto para aprender com as outras pessoas e com todas as situações com que você vai se deparar nesta etapa da vida.

É importante que você tire dúvidas, tenha curiosidade pelo trabalho e pela empresa e faça perguntas para entender o que for necessário. Antes de fazer perguntas, claro, você deve perguntar se a pessoa está ocupada e se aquele é um bom momento para isso, ok?

Encare os desafios

Outro fator importante é desafiar-se. Você precisa, sim, sair da zona de conforto e assumir novas atividades e tomar para si algumas responsabilidades. 

Demonstre responsabilidade e dedicação

Um bom estagiário deve demonstrar que tem responsabilidade para assumir tarefas e que está realmente dedicado à sua função, tanto para aprender e executar o que deve ser executado quanto para pensar soluções para problemas antigos. 

Como conseguir um estágio

1. Faça um currículo

Para buscar um estágio é necessário fazer um currículo. Ele deve conter estes tópicos:

  • dados pessoais (nome, idade, endereço de residência, contato telefônico e email);
  • formação acadêmica (dados do seu ensino técnico ou superior, com curso, nome da instituição, mês/ano de início, mês/ano de conclusão, período em que estuda);
  • conhecimentos de idioma (idioma e nível);
  • outros conhecimentos (pacote office por exemplo);
  • experiências complementares (qualquer experiência é interessante e vale especificar onde, por quanto tempo, suas principais atividades).

2. Saiba como dar um up no currículo

Para ter um diferencial no currículo, uma dica importante é se envolver em atividades extracurriculares e aproveitar as oportunidades e discussões oferecidas pela faculdade ou colégio. Essas atividades podem ser Empresa JR, Comissão de Formatura, Atlética, Grupos de Estudo, Atividades Sociais, Voluntariado, Atividades esportivas e etc.

É importante trazer exemplos de atividades que envolveram pessoas, times, objetivos e resultados, atividades desafiadoras que geraram algum aprendizado e desenvolvimento, atividades em que você teve iniciativa e autonomia para realizar alguma coisa. Isso porque essas atividades desenvolvem algumas das competências que as empresas buscam, como trabalho em equipe, colaboração, iniciativa, análise e pensamento crítico, tomada de decisão, autonomia e responsabilidade.

Lembre-se de que as empresas não buscam estagiários com experiência, mas estudantes alinhados à sua cultura e aos seus valores e que tenham alguns comportamentos e competências para lidar com questões do dia a dia da área e da empresa.

3. Faça uma lista de empresas interessantes

O terceiro passo é listar algumas empresas com que você se identifica, por ser com a marca ou os produtos, ou em que você tenha vontade de trabalhar. Busque informações sobre elas e tente saber se elas têm oportunidades de estágio. Conhecer um pouco mais da companhia – missão e valores – além dos produtos é muito importante para saber se a empresa tem a ver com o que você acredita e busca para sua vida e carreira profissional. Conversar com pessoas que já trabalham ou estagiam nestes lugares também é muito rico.

4. Encontre as oportunidades

Você pode encontrar oportunidades de estágio em sites como o VAGAS.com.br. Além de vagas isoladas de estágio, o portal tem uma página dedicada a programas de estágio e trainee de grandes empresas. Também pode obter informações nos próprios sites das empresas que listou no item 3. Normalmente, elas publicam essas informações na área “Trabalhe conosco”. A escola ou faculdade também são boas fontes de informação.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.