Home > Busca de emprego > Processos seletivos > O que levar para a entrevista de emprego

O que levar para a entrevista de emprego

Faça um checklist do que você não deve esquecer nesta etapa do processo seletivo

Muitos profissionais têm dúvidas sobre o que levar na entrevista de emprego. Para afastar essa preocupação, neste post vamos explicar o que costuma ser mais importante e o que pode ser dispensado nessa hora. Vamos lá?

O que levar na entrevista de emprego 

Documentos pessoais? Carteira de trabalho? Confira o que você deve levar consigo para evitar imprevistos na hora da entrevista de emprego. 

Um casaco ou uma malha leve

Aquela pergunta de mãe “pegou o casaco, menino(a)?” é totalmente válida para o momento da entrevista de emprego. Não porque o tempo possa virar ou que vá chover no escritório, mas porque em geral o ar condicionado desses ambientes é fortíssimo e, se você estiver desconfortável, sentindo frio, esse sentimento pode tirar sua concentração e atrapalhar a sua performance. Portanto, esteja preparado para vestir algo neutro que possa deixá-lo confortável em qualquer situação. 

Bloquinho e caneta

Sabemos que todos usamos o smartphone para tudo, mas, na hora da entrevista, uma boa opção é ter consigo um papel e uma caneta para fazer anotações. Lembre-se de que, nesta hora, é possível que você esteja nervoso e anotar o nome do entrevistador, por exemplo, pode ser a melhor forma de não passar vergonha durante a conversa. Anotar perguntas que você pensa em fazer quando chegar o momento também é uma ótima estratégia para não deixar a ideia se perder. 

Portfólio

Se seu trabalho puder ser mostrado em um portfólio, não deixe de carregá-lo para a entrevista de emprego. Designers, por exemplo, já fazem isso normalmente, mas a ideia pode ser abraçada por pessoas de outras áreas. 

Currículo

Certamente o recrutador já leu o seu currículo. Ainda assim, é interessante que você leve uma cópia para tirar eventuais dúvidas ou para consultar alguma data, se for necessário. 

Objeto pessoal

Na entrevista de emprego ou na dinâmica de grupo é possível que os entrevistadores peçam para você mostrar algum objeto pessoal. Por trás do pedido, a ideia é utilizar o objeto para saber mais sobre você. Em geral, o objeto em si não é tão importante. Importa mais a forma como você vai utilizá-lo para contar a sua história. Portanto, se quiser chegar preparado para uma situação desse tipo, pense com antecedência o que você pode levar consigo para mostrar nessa hora e, claro, que história você quer contar a partir do objeto. 

O que não levar para a entrevista de emprego

Por fim, vale ressaltar que algumas coisas devem ficar de fora. São elas:

  • um lanchinho (não, você não pode comer nessa hora);
  • chicletes (por mais que esteja nervoso, não caia no erro de mascar o que quer que seja);
  • celular com som (desligue ou ative o modo “não incomode”);
  • acompanhantes (ninguém deve ir com você à entrevista de emprego, ok? Se for realmente indispensável ter uma companhia para chegar ao local, certifique-se de que a pessoa poderá esperar do lado de fora da empresa).

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.