Home > Busca de emprego > Processos seletivos > O que falar na entrevista de emprego

O que falar na entrevista de emprego

"O que você pode dizer sobre você" é uma das principais perguntas do processo seletivo. Veja como chegar preparado para ela

É muito importante se preparar para saber o que falar na entrevista de emprego, especialmente quando a pergunta é sobre você. Uma boa resposta pode não ser tão simples. No entanto, como essa é uma das principais e mais frequentes perguntas feitas pelos entrevistadores, você pode pensar sobre ela com antecedência para responder da melhor forma. Quer ver?

O que falar em uma entrevista de emprego? 5 dicas para te ajudar:

1. Entenda o que o entrevistador quer saber

Quando o entrevistador faz essa pergunta, ele quer investigar alguns pontos. Primeiramente, se você tem o perfil do cargo e se poderia se encaixar na cultura da empresa. Ele também quer saber como você se enxerga e o quanto sabe sobre si mesmo.

 2. Observe a descrição da vaga de emprego

Você não vai mentir para parecer o profissional ideal para o trabalho, mas pode escolher quais características suas se encaixam melhor na descrição da vaga. Para facilitar, você pode fazer uma lista das suas principais características e das frases que definem como você é profissionalmente. Depois, verifique quais estão mais alinhadas com a descrição da vaga. É nessas que você deve focar a resposta.

3. Prepare exemplos que demonstrem suas características

Depois de definir duas ou três características em que você vai focar a resposta, o próximo passo é refrescar a memória com exemplos de situações que você tenha passado e que demonstrem essas características. Esses exemplos são muito importantes especialmente em uma entrevista por competências, em que o entrevistador busca situações reais que possam contar a sua história.

4. Seja direto e conciso

Não se preocupe em detalhar demais cada característica e cada exemplo. Seja direto e conciso. Se o entrevistador quiser mais informação, ele mesmo sinalizará isso.

5. Mostre seus objetivos e metas para o futuro

Falar sobre seus planos profissionais, sobre onde quer chegar e o que tem feito para isso também é uma boa estratégia para demonstrar que você tem objetivos estruturados e um plano de carreira desenvolvido. 

Exemplos do que falar em uma entrevista de emprego

Aqui embaixo estão alguns bons exemplos de frases utilizadas por profissionais na entrevista de emprego. Observe como elas são bem construídas e, com poucas palavras, demonstram que o profissional tem determinadas competências. Observe essas respostas e tente construir frases sobre você mesmo que sigam essa lógica.

“Gosto de trabalhar com pessoas, conhecer gente nova e diferente. Eu me comunico bem tanto com colegas quanto com meus chefes e minha equipe.”

“Eu gosto de executa tarefas difíceis com precisão. Presto atenção nos detalhes, me certifico de que todas as etapas estejam corretas e sejam concluídas dentro do prazo.”

“Eu trabalho com criatividade. Gosto de descobrir soluções alternativas para resolver os problemas. Gosto de inovar.”

“Sou uma pessoa muito organizada, focada em resultados. Sou bastante realista ao estabelecer metas porque faço questão de alcançá-las e, se possível, até superá-las.”

“Gosto de resolver problemas e trabalhar em equipe. Acho que minha capacidade de comunicação é que me ajuda a buscar soluções e liderar pessoas de maneira eficiente.”

O que evitar durante a entrevista

Demonstrar arrogância

Dizer que você é inteligente, mesmo que seja verdade, não é uma boa estratégia para a entrevista de emprego e pode parecer arrogante. O melhor é deixar que outras pessoas descrevam você dessa forma. Em vez disso, diga que você pode aprender rápido ou tem bom raciocínio lógico.

Também não é recomendável que você se defina como “humilde”. Ao contrário do que você espera, fazer isso pode demonstrar pouca humildade, não? Em vez de gabar por algum resultado, demonstre fatos. Fale sobre o que você fez, qual foi o resultado e o que os outros pensaram. Deixe o julgamento para o entrevistador. E não é essa melhor forma de demonstrar que você é humilde?

Falar mal do antigo ou atual empregador

A entrevista de emprego não é o momento de desabafar ou lavar roupa suja. Mesmo que você tenha passado maus momentos no antigo emprego, jamais fale mal do antigo empregador para o entrevistador. Quem insiste em fazer isso acaba causando péssima impressão e gerando desconfiança. 

Exagerar nas expectativas

Não exagere nas expectativas que você tem em relação à vaga. Você até pode se candidatar a analista pensando em se tornar CEO, mas dizer isso ao recrutador pode parecer um pouco forçado. 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.