Home > Notícias > Trabalho flexível pode aumentar mulheres na liderança

Trabalho flexível pode aumentar mulheres na liderança

Zurich Insurance aumentou participação feminina ao oferecer opções de trabalho parcial e usar linguagem “neutra de gênero” em anúncios
mulher segura notebook enquanto olha para frente

O trabalho flexível pode aumentar a participação de mulheres na liderança. Quem aponta é um estudo encomendado pelo Governo do Reino e divulgado pela Zurich Insurance. O levantamento indica que empresas que abraçarem a ideia do trabalho flexível após a pandemia de Covid-19 poderão aumentar em até 20% a candidatura de mulheres a cargos mais altos.

Trabalho flexível promove mulheres na liderança

Em um movimento pioneiro, no ano passado, antes mesmo da crise do novo coronavírus, a seguradora Zurich se tornou a primeira empresa no Reino Unido a anunciar que todas as suas vagas passariam a ter opções de tempo parcial, tempo integral, trabalho compartilhado ou trabalho flexível. 

A empresa ainda utilizou uma linguagem “neutra de gênero” em seus anúncios de emprego, o que, segundo ela, também gerou uma mudança significativa. Houve aumento de 16% nas candidaturas de mulheres para empregos e um salto de quase 20% nas candidaturas de mulheres para cargos de gerência.  

O resultado direto  mais expressivo da iniciativa foi que o número de mulheres contratadas para cargos seniores saltou 33%. 

Dicas para mulheres na liderança

A consultoria de recrutamento Robert Walter sugere que as mulheres em cargos de liderança desenvolvam confiança, networking e inovação. Confira algumas das suas dicas.

Confiança é a chave

Segundo a Robert Walters, confiança é uma característica importante para todos os líderes. Para as mulheres, especialmente, a dica é assumir o controle de suas habilidades e decisões e impor-se por meio de suas atitudes. 

Invista no networking

A recomendação é não descuidar dos seus contatos e desenvolver ativamente suas redes pessoais e profissionais.

Valorize suas ideias inovadoras 

Valorize suas ideias, mesmo que pareçam arriscadas, porque a capacidade de inovação é uma competência cada vez mais valorizada. Segundo a consultoria, as mulheres podem oferecer perspectivas e abordagens valiosas para encontrar soluções mais inovadoras para problemas complexos.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.