Home > Carreira > Evolução profissional > Mudar de emprego na pandemia é uma boa ideia?

Mudar de emprego na pandemia é uma boa ideia?

Veja o que você precisa considerar para tomar a melhor decisão com o menor risco possível
Homem de máscara considera possibilidade de mudar de emprego

Quem não está satisfeito no trabalho tem se perguntado se mudar de emprego na pandemia é uma boa ideia. A resposta mais honesta, segundo Leonardo de Souza, country manager da empresa de recrutamento Robert Walters, depende de muitas variáveis.

Vamos entender o que ele quer dizer. 

Vale a pena mudar de emprego na pandemia?

Leonardo afirma que é natural que pessoas que estejam considerando a possibilidade de mudar de emprego neste momento se sintam mais inseguras.

“Passamos atualmente por um momento atípico, diferente, e isso gera um sentimento de que não sabemos o que irá acontecer no futuro”, diz ele. 

E, claro, fica difícil tomar uma decisão importante como essa quando não sabemos o que irá acontecer com o mundo, com o país ou com a empresa que tem interesse em nos contratar. 

Perguntas que você deve se fazer antes de decidir mudar de emprego

No entanto, ainda que esse sentimento seja bastante genuíno, é preciso também considerar que a imprevisibilidade pode afetar a empresa em que você está hoje.

“Será que você deve julgar como um movimento arriscado aceitar uma proposta de uma empresa que, mesmo neste momento desafiador em que vivemos, mantém a intenção de contratar?”, questiona. 

Outra questão que deve ser levada em consideração é: será que é uma boa ideia aceitar uma proposta para trabalhar em uma empresa cujas soluções se mostram inovadoras e bem aceitas pelo mercado? Se for o caso, claro. 

A decisão de mudança profissional depende de todas essas respostas.

“Além disso, ela sempre terá um componente de risco e, pelo seu grau de importância, deve ser pensada e estudada com muito cuidado para  entender todos os pontos que geram o depende, com ou sem pandemia”, alerta ele. 

Leia também: 6 pontos para analisar ao mudar de emprego.

Quais cuidados extras são necessários ao trocar de emprego atualmente?

Para Leonardo, um profissional que pensa em trocar de emprego neste momento deve buscar o máximo possível de informações sobre a potencial nova empresa.

“As empresas abertas têm seus resultados divulgados, em muitos casos no próprio site da companhia é possível ter acesso a estas informações”, afirma. 

Outra dica é procurar pessoas que você conhece e que trabalhem ou já tenham trabalhado na empresa que você está considerando para essa mudança.

Essas pessoas podem pode falar sobre a cultura e os valores da empresa. Vale ressaltar que é muito importante que vocês estejam alinhados nesses quesitos. 

Outra recomendação é fazer perguntas durante o processo de seleção para conhecer inclusive o estilo e modelo de seu possível chefe e do restante do time.

“Mas é muito importante lembrar que a estabilidade e perenidade de um profissional dentro de uma empresa não depende apenas das decisões da empresa”, afirma Leonardo.

“O profissional não é um agente passivo e se tornará mais importante e valioso para a empresa na medida em que entregar bons resultados e exercer uma boa convivência ou liderança”, diz ele. 

Por isso, o especialista considera fundamental analisar se você está motivado com os desafios da posição, se está convencido que pode exercer bem a função, aprender, evoluir e assim se tornar essencial para os planos da empresa.

Sua decisão também depende de todas essas respostas. 🙂

Vídeo bônus: Possíveis impactos no mercado de trabalho pós-pandemia

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.